• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

A 6ª Pedalada pelo Fim da Violência Contra a Mulher acontece neste domingo (25)

Trajeto é da praça Santos Andrade até o Parque Barigui

Publicado: 22 Fevereiro, 2018 - 08h57

Escrito por: CUT Paraná

notice

A CUT Paraná definiu a data da próxima Pedalada Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A atividade, que faz parte do calendário oficial de eventos da Central, também estará inserida nas mobilizações do mês da mulher. A 6ª edição do evento acontecerá na manhã do dia 25 de março.

“Seguiremos nosso tradicional trajeto, da Praça Santos Andrade, até o Parque Barigui. É uma forma de chamarmos a atenção, de forma lúdica, envolvendo atividades esportivas, para um problema tão sério quanto esse”, explica a secretária da mulher da CUT Paraná, Anacélie Azevedo. O percurso tem 4,5km de extensão.

Durante a pedalada atividades especiais acontecerão, como sorteios de brindes e a venda das tradicionais camisetas do evento que acontece em diversas cidades do Paraná todos os anos.

Violência – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem uma taxa de quase cinco assassinatos por 100 mil mulheres. Este índice deixa o País na 5ª colocação entre 83 países avaliados. “Um dado alarmante. Além disso, o assassinato de mulheres negras cresceu 54%, dados de 2003 a 2013 e se avaliarmos de forma mais ampla, nesta década foi registrado aumento de 190,9% na vitimização de negras, índice que resulta da relação entre as taxas de mortalidade brancas e negras, expresso em percentual”, completa Anacelie.

De acordo com ela, todos os indicadores avaliados quanto trata-se de violência contra a mulher são alarmantes. “Os dados sobre estupros também exorbitantes. Em nosso país uma mulher é violentada a cada 11 minutos”, completa.

Para trazer essa situação mais próxima da realidade, durante a Pedalada, segundo Anacelie, serão lembradas em memória as meninas Tayná e Rachel, ambas brutalmente assassinadas e cujos crimes permanecem até hoje sem solução.

carregando