Escrito por: APP-Sindicato

A armadilha do Rato: como a proposta do Piso destrói a carreira

Fique atento(a) para novas orientações e participe da Assembleia Estadual da APP-Sindicato nesta quarta-feira para ajudar a construir a luta!

José Fernando Ogura / AEN

Detalhamos o projeto do Piso (Mensagem 226 de autoria do governo Ratinho) para explicar o que está por trás da propaganda do governador.

Deixemos claro de início: a APP saúda a readequação do salário de ingresso para os(as) PSS, uma luta histórica do Sindicato. Também é inegável que a proposta traz alívio financeiro para professores(as) da ativa, ainda que sem qualquer isonomia e de forma frágil.

Mas a contrapartida deste avanço não pode ser a destruição do Plano de Carreira, o fim da perspectiva de progressão e o abandono de funcionários(as) e aposentados(as). A proposta, que deveria versar sobre a aplicação do Piso, é uma armadilha.

A síntese abaixo foi realizada a partir do texto da Mensagem enviada à Assembleia Legislativa. Cabe ressaltar que a tabela que circula nas redes sociais não é oficial e, portanto, não será abordada nesta análise.

Impacto para professores(as):

Professores(as) e funcionários(as):

O que fazer?

O governo aposta no divisionismo da categoria e preparou, encerrado em gabinetes do Palácio Iguaçu, uma armadilha. Para além de rachar os(as) educadores(as), Ratinho Jr. tenta fraturar o conjunto do funcionalismo e desviar o foco da Data-Base.

Mais do que nunca, será preciso demonstrar unidade e força.

O projeto vai tramitar em Regime de Urgência e pode ser votado já na próxima semana. O FES organiza a realização de vigílias na Assembleia Legislativa para lutar pela Data-Base.

A Assembleia da categoria, chamada para esta quarta feira (8) às 18h, deliberará sobre o engajamento da categoria às mobilizações que acontecerão na próxima semana.

Além de assegurar o pagamento do que é Lei para todos(as) os(as) servidores(as), da ativa e aposentados(as), é fundamental derrubar um conjunto de artigos do projeto que acabam com direitos históricos da categoria, como os percentuais entre as classes e níveis e o pagamento do adicional noturno só a partir das 22h.