Escrito por: CUT-PR

Agricultores lutam para participação maior na produção de biocombustíveis

Projeto pretende organizar agricultura familiar para ampliar participação no programa da Petrobrás

Na última quarta-feira (24) trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar participaram de reunião, em Cascavel, com o objetivo de ampliar a participação da categoria no programa de biocombustível da Petrobrás.

O vice-presidente da CUT Paraná, Neveraldo Oliboni, representou a Central no encontro. “Discutimos formas de viabilizar a construção de uma estrutura para ampliar a participação da agricultura familiar dentro do programa de biocombustível social em uma parceria dos sindicatos da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e nossas cooperativas”, explica Oliboni. 

De acordo com ele, um Grupo de Trabalho foi criado para debater as futuras instalações de unidades que possam receber a soja produzida pela agricultura familiar. Além disso, o projeto prevê a utilização de uma “esmagadora” para beneficiar os grãos  para uma produção diretamente focada no biodiesel.

Na reunião realizada na sede da APP-Sindicato de Cascavel também participaram dirigentes sindicais da agricultura familiar, o coordenador da Fetraf-PR, Elizandro Krajczyk e diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR).