Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Mobilização acontece nesta quinta-feira (6) no centro de Curitiba às 11h

Publicado: 05 Dezembro, 2018 - 12h26 | Última modificação: 05 Dezembro, 2018 - 12h29

Escrito por: Movimento Feminista do Paraná

CUT Paraná
Anote na sua agenda:.no dia 06 de dezembro, às 11h, na XV de Novembro esquina com a Rua Monsenhor Celso, no centro de Curitiba, será realizado um ato público em virtude do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data é conhecida como o “Dia do Laço Branco”.

Esta campanha recorda um massacre que aconteceu neste mesmo dia, em 1989, em Montreal, no Canadá. Nesta data um estudante entrou armado em sua sala de aula e ordenou a saída dos alunos homens e matou a tiros 14 mulheres, feriu outras 10 e para depois cometer suicídio. As investigações levaram a uma lista com o nome de 19 mulheres que ele também desejava matar. A motivação do crime? Não concordava com o avanço das mulheres na sociedade.

“Esse episódio ficou conhecido como o “Massacre de Montreal” e um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se e elegeram o laço branco como símbolo, adotando como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”, explica a secretária da mulher da CUT Paraná, Anacelie Azevedo.

De acordo com ela, desde então, essa campanha está presente em mais de 55 países e é apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial que envolve os homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres. Em Curitiba, o ato é organizado pelos movimentos feministas e de mulheres do Paraná.

Serviço: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Data: 06 de dezembro.

Que horas: 11h