Escrito por: CUT-PR
Unidades de saúde receberam novos equipamentos a partir de pressão exercida no conselho municipal de saúde por dirigentes de entidades CUTistas
Unidades Básicas de Saúde em Ponta Grossa estão recebendo novos bebedouros a partir desta semana. São 50 novos equipamentos distribuídos em locais de atendimento primário à saúde. As instalações começaram após denúncia do Conselho Municipal de Saúde e de conselheiros que ocupam vagas destinadas à CUT e ao movimento sindical.
“Tanto os trabalhadores quanto a população não tinham bebedouros nestas unidades. Dá para imaginar? Um calor de 32 graus e era necessário pegar água quente do banheiro para beber”, afirma o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne em Ponta Grossa, Luis Santos. O dirigente sindical exerce a função de coordenador da comissão de fiscalização na atenção básica e primária no conselho municipal de saúde.
“Rodamos todas as Unidades Básicas de Saúde aqui em Ponta Grossa e fizemos esse levantamento do que estava faltando, desde bebedouros, passando por mobiliários e até ar condicionados. Também identificamos trabalhadores com mais de 30 anos de casa que não tem exames periódicos realizados”, completa Santos.
O trabalho desenvolvido virou denúncia dentro do próprio Conselho Municipal de Saúde e também foi encaminhado ao Ministério Público. “Isso fez com que a Fundação Municipal de Saúde e a Prefeitura cumpram o que é o direito dos usuários e dos trabalhadores. Nós, do movimento sindical, por meio da CUT, já temos esse olhar de fiscalização pois fazemos isso nas fábricas. Levantamos o problema e agora esse é o resultado. Mas não vamos parar por ai e seguiremos cobrando melhores serviços prestados à população e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde pública”, garantiu.