Escrito por: CUT Paraná

Candidatos se comprometem com a plataforma da CUT Paraná

Quarta Sindical desta semana debateu as propostas e demandas da classe trabalhadora com candidatos

Reprodução

O Quarta Sindical desta semana teve como pauta a Plataforma da CUT Paraná para as eleições de 2020. O documento, produzido pela Central em todas as eleições, elenca as prioridades e principais demandas da classe trabalhadora para a gestão pública. Para debater o tema a produção do programa convidou os candidatos a prefeitos conforme determina a legislação e abriu espaço para candidatos a vereador enviarem um recado em vídeo onde se comprometem com a pauta dos trabalhadores e trabalhadoras. 

A participação ao vivo no programa ficou com os candidatos Paulo Opuszka (PT), Camila Lanes (PCdoB) e Goura (PDT) que responderam questões relativas à temas que constam nos 19 eixos centrais da plataforma. As perguntas foram sorteadas de acordo com as regras estabelecidas para manter um processo de isonomia entre os candidatos. 

O candidato Paulo Opuszka respondeu sobre a educação profissionalizante após o sorteio. Mas também fez uma ressalva com uma ampliação da demanda de estudantes na rede pública de ensino. “Uma boa parte da classe media vai precisar recolocar as crianças e jovens que estavam em escolas particulares nas escolas públicas. Isso vai gerar uma demanda que pode, inclusive, gerar um colapso no sistema. Além da profissionalizante, vamos precisar de plano para receber essa população no ensino público que sempre foi de qualidade”, assegurou. 

A candidata Camila Lanes (PCdoB) respondeu, por sorteio, uma pergunta relacionada à segurança pública e municipalidade. Para ela, é preciso investir na estrutura que forneça proximidade dos agentes com a população. “Uma cidade segura é bem iluminada, com módulos fixos e que tem conselhos de bairro que possam trazer cada vez mais diálogo entre a população e a administração. É necessário que todo gestor e gestora fortaleça estes conselhos municipais de segurança”, apontou. Segundo ela, a valorização da Guarda Municipal é um dos caminhos que devem ser seguidos.

Para o candidato Goura (PDT), o sorteio de perguntas relacionados aos eixos da plataforma, definiu o tema da educação. “A educação pública deve ser valorizada e fortalecida.Não é o que vemos na atual gestão. O ranking do IDEB classificou Curitiba negativamente. Greca interrompeu o diálogo com os servidores públicos e queremos retomar para reestabelecer os direitos cortados pelo atual prefeito. Precisamos avançar no EJA e fortalecer igualmente as propostas de educação em tempo integral. Mas acima de tudo: ouvindo os servidores e construindo a gestão de forma participativa com ações de várias secretárias”, garantiu. 

“A formulação de políticas públicas devem, necessariamente, passar pela classe trabalhadora. Não é possível que pessoas alheias ao dia a dia dos trabalhadores e das trabalhadoras digam para eles o que precisam ou não. Esse é o papel que cumpre a Plataforma da CUT Paraná para as eleições 2020”, enfatizou o presidente da Central, Márcio Kieller. Ainda durante o programa foram apresentados vídeos de candidatos que se comprometeram com o documento e que concorrem a cargos de prefeito e vereador em diversas cidades do Paraná. 

Confira outros temas abordados e como os candidatos pretendem colocar em prática as demandas da classe trabalhadora no Quarta Sindical desta semana no vídeo abaixo. Não esqueça, toda quarta-feira, às 11h30, temos um compromisso: um novo programa com um tema de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras. Você confere ao vivo em nosso perfil no Facebook, da CUT Brasil, Brasil de Fato Paraná e perfis e páginas parcerias que retransmitem o programa. 

 

 

:: Clique aqui para abaixar a Plataforma da CUT Paraná para as Eleições 2020.