Escrito por: CUT-PR

Comerciários de Pato Branco e Francisco Beltrão lançam campanha unificada

Sindicatos de trabalhadores e das trabalhadoras das cidades vizinhas no Sudoeste do estado se unem para exigir melhores condições de trabalho

Ascom / Sindicato dos Comerciários de Francisco Beltrão

Aproximadamente 55 km separam Pato Branco e Francisco Beltrão, cidades da região Sudoeste do Paraná. Mas a luta por melhores condições de trabalho e remuneração justa uniu os comerciários e as comerciárias de ambos os municípios. Eles lançaram uma campanha unificada para reivindicar as mesmas pautas.

“Trata-se de uma bela iniciativa de ambos os sindicatos. Temos a nossa experiência com a campanha unificada dos bancários, que une a categoria em todo o Brasil. Creio que esse é o caminho, e os sindicatos estão de parabéns pela iniciativa, que conta com todo o nosso apoio da CUT Paraná”, afirmou o presidente da Central, Marcio Kieller, durante o lançamento da campanha, realizado na quinta-feira (3), em Francisco Beltrão.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Francisco Beltrão, Daniel Rosaneli, explica que a pauta da categoria inclui aumento salarial, valorização dos pisos, fim da escala 6x1, pagamento justo por trabalho em domingos e feriados, vale-alimentação, valorização do Dia do Comerciário, entre outros pontos. “Foi um momento importante para garantir visibilidade à nossa campanha unificada, que representa aproximadamente 30 mil trabalhadores ao somarmos as duas cidades. Este período também marca o início das assembleias e da data-base para a consolidação da pauta de negociações, que posteriormente será entregue ao setor patronal”, explicou.

Ainda segundo ele, o lançamento foi também uma oportunidade para fortalecer a unidade da categoria. “É um momento de somar forças e fortalecer a luta coletiva que já vem sendo realizada. É um marco histórico para as entidades, que pela primeira vez lançam uma campanha salarial unificada, com a expectativa de alcançar ótimos resultados nas negociações para os trabalhadores que representamos”, completou Rosaneli.

Esta não é a primeira atividade conjunta entre os sindicatos. Ao longo dos últimos anos, outras parcerias foram firmadas. Contudo, a campanha salarial unificada na região é inédita. “Fizemos um lançamento apresentando alguns dos principais pontos que vamos defender este ano nas negociações com o patronal, buscando fortalecer cada vez mais a campanha unificada e a luta dos comerciários, especialmente aqui na nossa região Sudoeste”, afirmou o presidente do Sindicato dos Comerciários de Pato Branco, João Carneiro.

Segundo ele, a ideia é, no futuro, expandir a campanha unificada para outros municípios da região. “Seguiremos com esse trabalho, buscando somar esforços, tanto nas negociações quanto no cotidiano dos comerciários. É uma forma muito mais produtiva e que pode gerar um retorno muito melhor aos trabalhadores e trabalhadoras”, concluiu Carneiro.