Escrito por: CUT-PR
Mobilizações acontecerão em todo o Brasil; Central orienta manutenção dos cuidados sanitários durante manifestações
As principais cidades do Paraná já têm atos marcados neste sábado (3) para fortalecer a campanha #ForaBolsonaro. A CUT faz parte das entidades que organizam a mobilização e orienta trabalhadores e trabalhadoras que sentem-se seguros para ir ao ato que o façam com todos os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19. No Brasil e no exterior o número de municípios com atos aproxima-se dos 200 locais.
O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, reforça que há um crescimento nas mobilizações que pedem a saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República. “Há uma adesão cada vez maior às manifestações, assim como um entendimento comum que o presidente é pior que o vírus. Já passamos das 500 mil mortes, a economia não só está parada, como anda para trás. Recorde de desemprego. Um genocídio em andamento. Destruição dos serviços públicos e meio-ambiente. Um sem fim de motivos para retirá-lo. Basta escolher o seu”, comentou.
Nesta quarta-feira (30) um “superpedido” de impeachment foi apresentado por 11 partidos políticos, de diferentes espectros, além de sociedades da entidade civil organizada. O documento reúne ao menos 21 crimes de responsabilidades cometidos por Jair Bolsonaro e agora caberá ao presidente da Câmara Federal, Artur Lira, avaliar o pedido e submetê-lo à votação do Congresso Nacional.
“Precisamos não apenas pressionar o Governo Federal, mas também, o congresso. É preciso que o Artur Lira, que está sentado em mais de 120 pedidos já protocolados, que analise esse documento. Não é possível que todas essas mortes, esses crimes, essa irresponsabilidade, fiquem impunes”, completou Marcio Kieller.
A secretária de organização e mobilização social da CUT Paraná, Taís Adams, reforça que os desdobramentos da CPI da Covid-19, que agora recebe denúncias de corrupção envolvendo, ao menos, a compra de duas vacinas, devem turbinar novamente o ato. “Há crescimento natural e espontâneo pela pandemia e pela economia. Mas agora há também a corrupção envolvendo diretamente a compra de vacinas, a vida das pessoas. Acreditamos que esse será mais um passo em nossa luta para defender nossas vidas e também a própria democracia no Brasil”, completou.
Confira abaixo o vídeo do presidente da CUT Paraná com o chamado para os trabalhadores e trabalhadoras e também a lista atos nas cidades com os respectivos locais e horários:
Lista de atos confirmados:
Antonina - Jekiti com arrecadação de agasalhos e produtos de limpeza para comunidade Guarani Kuaray-haxa | 10hApucarana- Em frente a catedral | 11h
Assis Chateaubriand - Ginásio de Esportes | 9h
Campo Mourão - Av. JK, próximo associação dos agrônomos | 9h30
Cascavel – Catedral | 10h
Cruz Alta - Praça Central em frente a Câmara de Vereadores | 10h
Curitiba - Santos Andrade | 15h
Dois Vizinhos - Carreata com saída do Parque de Exposições | 14h30
Foz do Iguaçu – Terminal Transporte Urbano I 11h
Francisco Beltrão – Praça da Matriz I 14h
Guarapuava - Praça Cleve I 10h30
Guaratuba- Carreata – Praça da Paz I 14h
Irati – Rua da liberdade (em frente ao Batalhão) I 10h
Londrina- Praça Ouro Verde I 16h
Maringá - Estacionamento do Willie Davis – 15h
Matinhos- Rotatória | 10h
Morretes- Rotatória I 15h
Pato Branco- Praça Matriz | 16h
Paranaguá - Praça dos Leões | 14h
Ponta Grossa – Praça Barão de Guaraúna – 15h
Umuarama – Praça Arthur Thomas | 15h
União da Vitória- Praça Coronel Amazonas | 15h