Escrito por: CUT-PR

Conselho Estadual do Trabalho lança cartilha sobre o piso salarial regional

Política que garante o maior piso do País é formulada em participação CUT e demais centrais

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná vai lançar uma cartilha sobre o Piso Salarial Regional. O documento conta a história da evolução da política que garantiu aumento real em 2022 a partir do Conselho Estadual do Trabalho, formado pela CUT, demais centrais sindicais, representantes do poder executivo estadual e do patronato.

 

“Precisamos valorizar esta política que já tem mais de 10 anos. A participação da sociedade, por intermédio, sobretudo, das centrais é fundamental para levar o ponto de vista da classe trabalhadora e suas necessidades para a mesa de negociações. É assim que estamos garantido ampliações constantes no valor e chegamos ao piso com maior valor em todo o País”, explica o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

 

A faixa salarial do piso paranaense em 2022 vai de R$ 1.617 até R$ 1.870 dependendo da classificação estabelecida para a função. “Mesmo com a inflação em dois dígitos conseguimos garantir reajuste real em virtude desta política implantada ainda na gestão do ex-governador Requião, na qual, a participação das centrais nos debates do Conselho Estadual do Trabalho é fundamental”, completa Kieller.

 

A composição do conselho é estabelecida a partir de uma participação tripartite, ou seja, participam do conselho trabalhadores, empresários e representantes do Governo do Estado. Pelas centrais ocupam cadeira no conselho a CUT, a Força Sindical, Nova Central, UGT, CSB e CTB.  “O modelo atual tem sido, inclusive, exemplo para outros estados que buscam estabelecer conselhos tripartites e políticas de valorização a partir da nossa experiência no Paraná”, finalizou Kieller.