Escrito por: CUT-PR
Alicerce foi realizado em Foz do Iguaçu e é obrigatório para diversas atividades formativas da Central
Nos dias 26 e 27 de setembro a CUT Paraná promoveu, em parceria com o Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu, o 1º módulo do Curso de Formação Sindical de Base Alicerce. O processo formativo aconteceu em Foz na sede do Sinefi.
A atividade reuniu dirigentes e militantes sindicais da Regional Oeste, com o objetivo de aprofundar a formação política e sindical de base. O conteúdo do primeiro módulo abordou temas como o funcionamento da sociedade brasileira, lutas de resistência e rupturas históricas, além da história do sindicalismo.
“Um dos diferenciais da CUT sempre foi a sua capacidade de estar na vanguarda dos movimentos sociais e políticos do Brasil. O processo formativo da Central, que é referência inclusive internacional, tem um grande papel no tamanho e na influência da CUT. Por isso investimos e seguiremos investindo em formação”, afirmou o presidente da Central no Paraná, Marcio Kieller.
“Estamos realizando diversas atividades formativas para melhorar, ainda mais, a capacitação e formação intelectual dos nossos dirigentes. Não temos dúvidas de que este curso fará toda a diferença para os participantes. Da mesma forma que o Alicerce é fundamental para ingressar em outras atividades formativas da Central”, apontou a secretária de formação da CUT Paraná, Marisa Morales Penati.
"O momento que vivemos hoje na sociedade é marcado pela disputa de ideias e narrativas. Por isso, é fundamental o trabalho que a CUT vem desenvolvendo com o coletivo de formação: promover a formação em todo o Paraná, fortalecendo a luta de classes por meio da construção e da troca de conhecimento entre trabalhadores e trabalhadoras, assim como criando ferramentas para se contrapor o que está contra a classe trabalhadora ", afirmou a secretária de Mobilização e Movimentos Sociais da CUT Paraná, Alessandra Oliveira, que foi uma das formadoras responsáveis pelo módulo.
Com carga horária de 12 horas, o encontro também apresentou o trabalho inter-módulos, que será desenvolvido pelos participantes até o próximo encontro. O 2º módulo acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, com foco no novo sindicalismo e na fundação da CUT.