Escrito por: CUT Paraná
Nos dias 18 e 20 de setembro Central apresentará propostas da pauta feminista
A CUT Paraná fará o lançamento da Plataforma das Mulheres da CUT para as Eleições 2018 nos dias 18 e 20 de setembro, em Francisco Beltrão e Curitiba, respectivamente. Com o gancho “Nenhum direito a menos” o documento contém um conjunto de propostas que tem como objetivo dar voz às pautas das mulheres trabalhadoras.
“Este é período de grandes retrocessos sociais e democráticos e as mulheres são as primeiras a serem prejudicadas. Além disso, há um enorme vácuo que precisa ser preenchido no que diz respeito às políticas públicas voltadas para as mulheres”, avalia a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.
A secretária da Mulher da CUT Paraná, Anacélie Azevedo, destaca que a plataforma também tem como objetivo ser um guia de debates. “Com esse material é possível estabelecer contatos e cobrar de candidatos e candidatas compromissos com nossas pautas. Queremos uma agenda de campanha e de ações após as eleições”, cobra a diretora.
O material que já foi apresentado em outros estados como Rio de Janeiro, Ceará e Piauí, tem uma agenda de lançamentos em todo o Brasil. Ao todo, são quatro eixos centrais nos quais o documento está estruturado. Igualdade e não discriminação no trabalho; A Violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer; Política de cuidados e de responsabilidades domésticas e familiares compartilhadas; e Direitos sexuais e reprodutivos.
Em Francisco Beltrão o lançamento acontecerá no dia 18 de setembro, às 9h, na APP-Sindicato na Rua Mato Grosso, nº 1090. Já em Curitiba o evento será na sede da CUT Paraná no dia 20 de setembro, às 11h, na Rua João Manoel, 444.