Escrito por: CUT-PR

CUT Paraná participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Evento foi realizado na sede da Polícia Rodoviária Federal nesta quarta-feira (3)

Ao longo de toda a quarta-feira (3) lideranças do mundo do trabalho estiveram reunidas na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Curitiba, para a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho. O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, representou a central nos debates ajudam a formular propostas que serão levadas para a etapa nacional que acontecerá em março do próximo ano, em São Paulo.

“A construção de um mundo do trabalho mais digno exige participação ativa do movimento sindical, e a CUT Paraná está comprometida com esse processo. A atuação de entidades, de atores sociais e instituição, a realização de conferências, é exatamente o que buscamos: a ampliação da democracia, com a participação efetiva da sociedade na formulação de políticas públicas”, afirmou Kieller.

Durante todo o dia foram formuladas propostas e debates sobre os temas relativos ao mundo do trabalho. Um dos pontos positivos são os indicadores que mostram o crescimento da formalização e geração de empregos. O Paraná registrou taxa de desocupação de 5,3 por cento, abaixo da média nacional, mais de 3,2 milhões de pessoas com vínculo formal e rendimento médio de 2.980 reais entre os ocupados. O levantamento também mostrou avanço na inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho e redução do trabalho infantil.

“Mas ainda precisamos avançar na qualidade de vida, no trabalho decente, formulando políticas que reduzam desigualdades salariais como é caso específico em situação de gênero e raça. A informalidade também precisa reduzir ao mesmo tempo em que a qualificação precisa aumentar. É evidente que estamos no caminho certo e em um cenário muito mais favorável que em anos anteriores com as políticas públicas do governo Lula. Mas é certo também que não podemos nos acomodar”, completou Kieller.