Escrito por: CUT-PR
Evento foi realizado em São Paulo a partir de uma parceria com Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promoveu no último final de semana o seminário “LGBTQIA+ no Mundo do Trabalho: Direitos Humanos para a Atuação Sindical”. A atividade, de caráter formativo, reuniu dirigentes e militantes de várias regiões do país e a CUT Paraná esteve presente.
O coordenador do Coletivo LGBTQIA+ da CUT Paraná, Clau Lopes, destacou a importância do espaço formativo para o movimento sindical. “O encontro resgatou a trajetória histórica das pautas LGBTQIA+ no sindicalismo brasileiro, abordando a interseccionalidade entre gênero, raça e classe, e compartilhando experiências concretas de inclusão e acolhimento dentro das estruturas sindicais”, afirmou.
O evento discutiu políticas de inserção, diversidade e a realidade do mercado de trabalho, além de fortalecer o compromisso da Central com a defesa dos direitos humanos, da diversidade e da democracia. “Não há emancipação sem pluralidade e que construir um sindicalismo interseccional é condição essencial para edificar uma sociedade justa, livre e igualitária”, completou.
Ainda de acordo com ele, o encontro também marcou um passo importante na organização da luta sindical e na articulação da participação do movimento LGBTQIA+ rumo à Conferência Nacional LGBTI, consolidando o papel da CUT como referência na promoção da igualdade e da inclusão no mundo do trabalho.