Escrito por: CUT-PR

CUT Paraná prepara ida para o G20 Social no Rio de Janeiro

Comitiva paranaense vai somar no evento para debater pautas progressistas

A CUT Paraná prepara uma comitiva que irá para o G20 Social entre os dias 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro. Uma série de ônibus e excursões independentes, formadas pelo movimento sindical e também social, devem sair de diversas regiões do Paraná com destino à capital carioca.

“Trata-se de um evento fundamental e que nós, da CUT Paraná, não poderíamos deixar de participar. São grupos temáticos que vão discutir pautas de cada setor para que elas tenham incidências nas decisões das lideranças do G20. Precisamos avançar nas pautas progressistas, sobretudo em um período como o que vivemos o grande líder Pepe Mujica orientou Lula que é necessário por povo nestes governos populares”, pontuou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

O presidente da CUT, Sergio Nobre, destacou a importância do evento em entrevista ao portal da Central. “Não tem sentido os líderes dos 20 países mais ricos do mundo se reunirem, discutirem a pauta econômica e não debaterem os problemas do mundo, da sociedade, como o emprego, o combate às desigualdades. Sempre que o G20 ocorreu em outros países, a classe trabalhadora, os movimentos sociais, os movimentos populares ficaram à margem, tiverem de organizar atividades paralelas não reconhecidas pela organização do G20 para poder ter voz e fazer o contraponto à pauta dos líderes”, afirmou.

Um dos grupos definidos para debater temas imprescindíveis para a sociedade é o de trabalho, denominado L20 (Labor20) cuja coordenação é da central. A programação também inclui apresentações do Dieese, CNTE, FUP e debates relativos ao combate à fome, pobreza e desigualdades, mudanças climáticas, reforma da governança global e uma marcha dos movimentos sociais.

:: Saiba mais sobre a participação da CUT no G20