Escrito por: Pactu
Central segue articulada mesmo com isolamento social em função da pandemia de Covid-19
Já há muitos anos, a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) implementou a organização regional de seus sindicatos filiados, tendo como referência as dez mesorregiões geográficas definidas pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social).
Na manhã desta terça, 02/06, uma de suas regionais, a CUT Regional Noroeste, realizou uma Plenária Virtual, que reuniu dirigentes de vários sindicatos das regiões de Umuarama e Cianorte.
A Plenária contou com uma análise de conjuntura de Márcio Mauri Kieller Gonçalves, presidente da CUT-PR, que abordou a luta das centrais sindicais para defender a vida e a renda dos trabalhadores durante a pandemia do novo Coronavírus. “Além das dificuldades que esse cenário nos traria em quaisquer circunstâncias, ainda temos que enfrentar o oportunismo do empresariado e do governo Bolsonaro que aproveitam a crise sanitária para promover a retirada de direitos dos trabalhadores”, afirmou o presidente.
A Plenária Virtual da CUT Noroeste foi coordenada por Edilson José Gabriel, dirigente do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região. Segundo Edilson, “a pandemia da Covid-19 tem impedido as reuniões presenciais dos sindicatos, mas não pode impedir o diálogo, a troca de informações e a luta, ainda que virtual. Essa foi nossa primeira experiência com esse formato de reunião. Os sindicatos precisam se apropriar destas tecnologias de comunicação, pois nos próximos meses, as negociações com os patrões e até mesmo a mobilização dos trabalhadores acontecerão através dos computadores.