Escrito por: Sintracon Curitiba

Dia das Mulheres: Sintracon presenteia trabalhadoras associadas com camiseta

Sócias devem retirar o brinde na Sede Social do Sindicato durante o mês de março

Como parte das celebrações do 8 de Março (Dia Internacional das Mulheres), o Sintracon Curitiba e Região Metropolitana preparou uma surpresa para as trabalhadoras da construção civil sindicalizadas. Durante o mês de março, o Sindicato vai distribuir camisetas personalizadas com a temática do Dia das Mulheres às suas associadas. 

Para receber o seu presente, basta a trabalhadora ir até a Sede Social do Sintracon (Rua Trajano Reis, 538, São Francisco) e apresentar a sua carteirinha de sócia na recepção. O prazo para retirar a camiseta vai até 31 de março.

Para a vice-presidente do Sintracon, Maria Neuza Lima de Oliveira (Baiana), o presente representa o reconhecimento do Sindicato à luta das mulheres por igualdade de oportunidades e fim da discriminação, sobretudo salarial. “A mulher trabalhadora recebe salário menor que o homem para a execução da mesma função. Também somos discriminadas, pois muitas empresas preferem contratar homens, principalmente na construção civil. Essa camiseta, além de um presente, é um jeito que o Sindicato encontrou para mostrar que está ao lado das mulheres na luta por igualdade”, afirma Baiana. 

“Preparamos esse presente com muito carinho, pensando em valorizar a mulher trabalhadora da construção civil e reafirmar que o sindicalismo encampa a luta feminista”, complementa Rozeneide de Faria, diretora do Sintracon.

A história do 8 de Março
Existem muitas versões para a origem do 8 de março – Dia Internacional das Mulheres. Desde a história das tecelãs que morreram carbonizadas, vítimas de um incêndio intencional no dia 8 de março de 1957, em Nova York, como retaliação patronal à uma série de greves que ocorreram naquela época, passando pelas conferências internacionais de mulheres que propuseram que todos os países organizassem um dia especial das mulheres, todas as hipóteses remetem à história da luta das mulheres pelos direitos mais fundamentais, tais como o voto feminino, participação na política, trabalho decente, igualdade de gênero, entre outros. 

Apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas, ainda há muito que se conquistar para que a sociedade seja de fato igualitária. O Sintracon Curitiba defende a luta das mulheres e tradicionalmente presta homenagens às trabalhadoras no 8 de março.