Escrito por: Pactu
Diretor de Política Sindical do Sindicato dos Bancários de Umuarama foi escolhido durante plenária
Nesta última quinta-feira (31) aconteceu, na sede do Núcleo da APP-Sindicato em Umuarama, a Plenária Extraordinária da Regional Noroeste da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR). O objetivo era debater a conjuntura pós-eleições municipais e seus impactos para a classe trabalhadora e eleger a nova coordenação da Regional. Após intenso debate sobre os resultados das eleições e sobre os desafios para os sindicatos, por consenso e por unanimidade, Edilson José Gabriel, diretor de Política Sindical dos Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região e membro da Direção Estadual da CUT-PR foi reeleito coordenador da CUT Regional Noroeste, com mandato até o próximo congresso da Central no estado, em 2027. Além de Edilson, foram eleitos para compor a coordenação: Iza Alencar, da APP Sindicato de Umuarama, vice-coordenadora; Edilaine de Almeida Rangel, do Seessu (Sindicato da Saúde de Umuarams), secretária; e Antonio Gaspar dos Santos, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Douradina, vice-secretário.
Edilson agradeceu o apoio recebido dos sindicatos presentes, frisando que “o grande desafio que os sindicatos têm pela frente nos próximos anos é a representação de toda a classe trabalhadora e não apenas dos trabalhadores que possuem um contrato de trabalho formal”. Antes do encerramento, as dirigentes da APP presentes na plenária fizeram uma rápida explanação sobre as audiências públicas que a secretaria da Educação do Paraná está promovendo em preparação para a privatização das escolas pública do estado.
As regionais da CUT-PR são um braço político da Central no estado e têm como objetivo repercutir e dar visibilidade para as mobilizações convocadas pela sua Direção, além de articular as lutas em uma determinada região geográfica. A Regional Noroeste reúne doze sindicatos filiados à CUT-PR nos municípios de Umuarama, Cianorte, Douradina e Pérola. Participaram representantes de vários sindicatos filiados, além de Sidineiva Gonçalves de Lima, dirigente da APP-Sindicato de Londrina e integrante da Direção Executiva da CUT Nacional.