Escrito por: APP-Sindicato

Educadores(as) aprovam calendário de lutas e mobilizações para o início de 2026

Professores(as) e funcionários(as) de escola das redes públicas do Paraná se reuniram em assembleia estadual extraordinária da APP-Sindicato na manhã deste sábado (6)

Gelinton Cruz / APP-Sindicato

Professores(as) e funcionários(as) de escola das redes públicas do Paraná aprovaram um calendário de lutas e mobilizações para o início de 2026, dando continuidade às ações em defesa da educação e por melhores condições de salário e trabalho. A deliberação foi tomada em assembleia estadual extraordinária da APP-Sindicato, realizada em formato on-line na manhã deste sábado (6).

“Foi uma assembleia muito importante, onde discutimos a organização da nossa luta, como resistir e como enfrentar este governo para que os nossos direitos sejam respeitados, para que possamos avançar em valorização salarial, em respeito ao nosso trabalho nas escolas, pelo fim do assédio, pelo fim das pressões e que possamos também ter paz para fazer o nosso trabalho”, avalia a presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto.

A secretária Geral, Natália dos Santos Silva, e o secretário de Formação Política Sindical e Cultura, Nilton Aparecido Stein, também compuseram a mesa de coordenação dos trabalhos. Além do calendário de lutas, os(as) educadores(as) referendaram o Regimento da eleição das Direções Municipais, o Regimento Único da APP-Sindicato, a compra de sala comercial para ampliação do Núcleo Sindical de Curitiba Sul, eleição dos(as) Representantes de Base ao Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE e a eleição de delegados(as) para o 35º Congresso Nacional da CNTE.

:: Calendário de Lutas e Mobilizações

Janeiro 2026

23/01 a 02/02/2026 – Acompanhamento da distribuição das aulas.

Fevereiro

02/02 – Ato na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa.
03 a 04/02 – Dias pedagógicos – debate com a categoria – Edição Pedagógica.
06/02 – Indicativo de Conselho Estadual da entidade.
07/02 – Indicativo de Assembleia Estadual da entidade.

Março

08/03 – Dia Mundial das Mulheres.

Demais ações serão definidas na assembleia indicada para o dia 07/02.

Informes da pauta

Entre os informes à categoria, foram tratados de temas recentes, como a resolução da Secretaria da Educação sobre readaptados(as), implementação da matriz curricular do novo Ensino Médio, resolução de distribuição de aulas e atualizações da campanha salarial, como a luta pela data-base, pelos(as) aposentados(as) sem paridade, correção de distorções na carreira e na tabela salarial dos(as) funcionários(as) de escola e a proposta de equiparação da carreira dos(as) professores(as). 

A secretária de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato e vice-presidenta da CNTE, Marlei Fernandes, fez os informes sobre as pautas de interesse da categoria em tramitação no Congresso Nacional. A secretária de Funcionários(as), Nádia Brixner, apresentou novidades da luta do segmento e lembrou que na próxima terça-feira (9), às 17h ao vivo nas redes sociais, tem mais uma edição do programa Funcionários(as) em Foco.

Parem de nos matar!

Os trabalhos tiveram início com um manifesto e a denúncia dos números da violência contra as mulheres no Brasil. “Temos o direito de viver, de romper relacionamento, de andar pelas ruas, de dizer não a homens com quem não queremos nos relacionar. Temos o direito de viver, parem de nos matar!”, disse Walkiria.

“Essa é uma luta de todas e todas, mulheres e homens. Temos que somar nesta luta contra o feminicídio, contra essa barbárie. Temos que mostrar a nossa união e a nossa luta contra tudo isso”, afirmou Natália. Nossa luta é para acabar com todas as formas de violência, para que as mulheres possam viver numa sociedade justa e igualitária”, disse Nilton.

:: Deliberações da Assembleia Estadual – Curitiba, 6 de dezembro de 2025.

1. Referendados o Regimento de eleição das Direções Municipais e o Regimento Único da APP-Sindicato.
2. Aprovada a compra de sala comercial do Conjunto Comercial situada na rua Alferes Poli, 405, conjunto 602, em Curitiba PR, para ampliação do Núcleo Sindical de Curitiba Sul.
3. Eleitos/as os/as Representantes de Base da APP-Sindicato ao Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE:

TITULARES

1 – Paulo Sérgio Vieira
2 – Margleyse Adriana dos Santos
3 – Hellen Cris Leite de Lima
4 – Celso José dos Santos
5 – Tatiana Nanci da Maia

SUPLENTES

1 – José Valdivino de Moraes
2 – Dionês Ferreira da Silva
3 – Marcia Amaral Pontes de Lima
4 – Marcia A. de Oliveira Neves
5 – Sidineiva Gonçalves de Lima

4. Aprovada a eleição da chapa 01 – APP Sempre na Luta para a 35º Congresso Nacional da CNTE, de 15 a 18 de janeiro de 2026, em Brasília (121 participantes e 24 suplentes).
5. Aprovado o calendário de Lutas e mobilizações 2026.

Janeiro 

– 23/01 a 02/02/2026 – Acompanhamento da distribuição das aulas.

Fevereiro

– Ato na abertura dos trabalhos da Alep.
– 03 a 04/02 – Dias pedagógicos – debate com a categoria – Edição Pedagógica.
– 06/02 – Indicativo de Conselho Estadual da entidade.
– 07/02 – Indicativo de Assembleia Estadual da entidade.

Março

– 08/03 – Dia Mundial das Mulheres.

*Demais ações serão definidas na assembleia indicada para o dia 07/02.