Escrito por: CUT-PR
Evento acontece em Pinhão e reúne trabalhadores e trabalhadoras de todo o Estado
A Fetraf Paraná concluiu nesta quarta-feira (30) a segunda edição do Congresso Estadual da Agricultura Familiar. O evento que aconteceu nos dias 29 e 30 deste mês reúne trabalhadores e trabalhadoras do campo de todo o Estado para debater as prioridades da categoria e traçar estratégias de luta para o próximo período.
“O Congresso foi muito positivo, com amplo debate de avaliação e principalmente de construção de estratégias para a questão organizativa e sindical, mas também, no debate com o conjunto das organizações e movimentos sociais no campo popular para construção coletiva de pautas para o fortalecimento da nossa categoria”, avalia o coordenador geral da Fetaf Paraná, Elizandro Krajczy.
“Foi um momento de reavivamento da esperança depois de um período de grande retrocesso para a agricultura familiar e do conjunto da classe trabalhadora. Hoje vemos uma perspectiva de retomarmos as conquistas, os programas e políticas públicas estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar. Saímos felizes, satisfeitos e com a missão cumprida de termos realizado um grande debate e com uma grande elaboração coletiva para atender os desafios que teremos no futuro, com produção de alimentos saudáveis, cuidando do meio-ambiente, gerando emprego e renda”, completou.
O Presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, participou do evento e destacou a necessidade de novos tempos para o setor. “Depois de seis anos de abandono os agricultores familiares voltam a ter esperança de um novo horizonte. A eleição do novo presidente significa também o retorno de políticas públicas voltadas para trabalhadores e trabalhadoras do campo”, apontou.
Ainda de acordo com ele, a categoria deve continuar organizada nos comitês democráticos. “É assim que vamos poder lutar e defender as nossas pautas e propor avanços importantes na base da agricultura familiar. O momento é de aprofundar a organização e avançar para proteger quem coloca alimentos no prato do povo brasileiro”, concluiu.
Os secretários de finanças e também da juventude da CUT Paraná, Neveraldo Oliboni e Josenilda Ferreira, respectivamente, que são agricultores familiares, também participaram do congresso que também elegeu a nova direção da entidade. Confira a como ficou:
DIREÇÃO EXECUTIVA:
Coordenador Geral - Elizandro Paulo Krajczyk
Coordenação da Secretaria Geral – Claudemara Veiga de Lima
Coordenação de Finanças - Luciana de Fatima Alonso
Coordenação de Mulheres – Roselaine de Fatima Barause
Coordenação de Juventude - Vanderson de Andrade de Souza
Coordenação de Formação e Organização Sindical - Daniela Celuppi
Coordenação de Organização da Produção e Política agrícola - Bernardo Vergopolem
Coordenação de Políticas Sociais e da Terceira Idade – Eldor Matte
Coordenação de Comunicação – Franciane Carlon Carvalho
Coordenação de Política Ambiental – Claudemir de Chaves
DIREÇÃO GERAL – COORDENADORES/AS REGIONAIS:
Sudoeste - Neveraldo da Silva Oliboni
Centro - Josenilda da Cruz Ferreira
Centro Sul – Nelson dias da Silva
CONSELHO FISCAL
Membros efetivos:
Andre Drebs
Jocelaine Bernardi Kozer
Anderson de Lima
Membros suplentes:
Neusa Viana
Joceli Vantroba
Luciano Gross