Escrito por: CUT-PR

Formação, planejamento e pandemia

Encontro de coletivo da CUT Paraná recebeu os deputados Enio Verri e Arilson Chiorato, além da coordenadora do SindiSaúde, Olga Estefania

Nesta terça-feira (16) o coletivo de formação da CUT Paraná realizou seu encontro em ambiente virtual. A abertura ficou a cargo do presidente da central, Marcio Kieller, que fez uma análise de conjuntura e destacou o papel dos comitês de crise contra o coronavírus e a reorganização das regionais, o que deve acontecer até o final de abril. 

Um dos convidados especiais do encontro, o deputado federal Enio Verri, analisou a atual composição do congresso, a correlação de forças a partir da eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara e também as pautas prioritárias para o campo progressista. Vacina, auxílio emergencial e criação de empregos ganham destaque na pauta legislativa da esquerda. 

Já o deputado Arilson Chiorato destacou o alinhamento de Ratinho Júnior com Jair Bolsonaro. De acordo com ele, há uma falta de transparência em relação aos dados da crise sanitária. O parlamentar ainda lembrou que a bancada de oposição está reforçando a importância de um lockdown no estado, devido ao crescimento vertiginoso no número de casos e mortes. 

A coordenadora do SindiSaude, Olga Estefânia, traçou um panorama da pandemia no Estado. Segundo ela, há uma grande preocupação com professores e funcionários de escola. O Governo do Estado tem pressionado pelo retorno às aulas ainda sem previsão de vacinação, que segue lenta. Dos 4 milhões de pessoas no grupo prioritário, apenas 159 mil estão imunizados com as duas doses. 

“A formação é um instrumento fundamental na ação sindical e deve estar conectada com a realidade, por isso a importância de pensarmos os desafios da formação na realidade que vivemos.  Temos o desafio de pensar os instrumentos disponíveis nesta conjuntura articulado aos conteúdos da formação política, sindical e lutas”, apontou a secretária de formação da CUT Paraná, Cida Reis.

De acordo com ela, além das análises para os participantes do coletivo, foram discutidos e encaminhados temas como cursos de formação para dirigentes, o centenário da escola Paulo Freire e novos encontros para encaminhar as atividades formativas.