Formigueiro reuniu militantes em Foz do Iguaçu

Programa de formação popular permanente da CUT foi realizado no último dia 24

Publicado: 02 Abril, 2018 - 08h35

Escrito por: CUT Paraná

A proposta de aprofundar o debate sobre os temas que fazem parte das demandas do conjunto da sociedade como Educação, Saúde, mobilidade urbana e moradia, é a proposta central do Formigueiro. O programa de formação popular permanente da CUT foi realizado em Foz do Iguaçu no último sábado (24)

O tema do primeiro encontro, dos quatro programados, foi a educação. “Trata-se de um direito fundamental para garantir a cidadania, com a interatividade do público através de vídeos de canções e entrevistas”, explica a secretária de formação da CUT Paraná, Cida Reis.

A primeira etapa do Programa Formigueiro ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi). No dia 5 de abril será realizado, no bairro Vida Nova, um debate sobre moradia. Outros módulos temáticos, como saúde, mobilidade urbana, também serão agendados em outros locais. “Mas quem recebe o material poderá desenvolver o debate entre os amigos, em casa ou outros lugares. Esse é o objetivo”, completa Cida.

Ela ainda explica que o programa faz parte do programa da Secretaria Nacional de Formação da CUT, propondo ações para organizar as comunidades por intermédio de debate sobre os principais problemas enfrentados no dia-a-dia da população. “Para que juntos possamos conhecer nossos direitos, lutar para ampliá-los e fazer a resistência e o enfrentamento necessário numa conjuntura de perda de direitos e Estado de Exceção”, relata.

O secretário de formação do Sinefi, Edson Ribeiro, destacou a importância do programa de formação popular para ampliar debate sobre a realidade brasileira e as políticas públicas. A articulação do curso ficou a cargo do próprio sindicato e participaram da atividade

O Núcleo Sindicato da APP-Sindicato de Foz do Iguaçu, o Sismufi, SINPREFI, SISMUFI, UNA LGBT, Associação de Moradores Cidade Nova, , UJS, Levante Popular da Juventude, Juventude do PT, Juventude do Kizomba.