Marcha das mulheres no dia 8

Dia Internacional das mulheres com extensa programação

Publicado: 05 Março, 2012 - 00h00

Escrito por: CUT-PR

Marcha das mulheres no dia 8Marcha das mulheres no dia 8

Os movimentos sociais preparam uma extensa mobilizao para o Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de maro. Em Curitiba a expectativa mais de duas mil pessoas participem das atividades cuja abertura ocorrer s 9h na Praa Santos Andrade, no centro da capital.

preciso reafirmar constantemente a questo da igualdade de gnero. Estudos e pesquisas continuam nos mostrando que a desigualdade, embora velada, ainda existe. Mas alm da teoria, na prtica mesmo que so observados os problemas que persistem dia aps dia, avalia o presidente da CUT-PR, Roni Barbosa.

Para a secretria da mulher trabalhadora da CUT-PR, Regina Cruz, mobilizaes como esta so imprescindveis. a unio de movimentos sociais e sindicais em busca de um objetivo em comum. Temos pontos importantssimos que precisamos avanar, enfatiza. Entre as necessidades apontadas por Regina esto a luta pela liberdade e autonomia sindical, a igualdade no trabalho e no movimento sindical e o direito para as trabalhadoras domsticas, presentes conveno 189 da OIT. Alguns destes temas j deveriam estar superados faz muito tempo, completa.

Convocamos todos os sindicatos e as mulheres trabalhadoras para participarem do evento. Trata-se de uma questo que precisamos de uma luta contnua e sem unidade no chegaremos aos nossos objetivos em comum, afirma Regina.

A programao, juntamente com os movimentos sociais, inclui atos que trataro de diversos temas, como educao, cultura e diversidade, o trabalho das mulheres, sade, violncia e o uso de agrotxicos.

Confira a programao completa:

8 de maro de 2012
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Concentrao
- Ensaio da Batucada Feminista
- Falas dos Movimentos
- Organizao dos blocos para a caminhada
- Distribuio das faixas e pirulitos e demais materiais

Local: Praa Santos Andrade

10h30

EDUCAO, CULTURA e DIVERSIDADE / TRABALHO DAS MULHERES, PODER DOS HOMENS/ PREVIDNCIA

Local: na escadaria da UFPR, na Praa Santos Andrade