Escrito por: CUT-PR

Mês da Consciência Negra no Quarta Sindical

Programa debateu as lutas do movimento negro, inclusive, nos espaços sindicais

Gibran Mendes

O Quarta Sindical desta semana recebeu secretários de combate ao racismo da CUT Brasil, Anatalina Lourenço e da CUT Paraná, Luiz Carlos dos Santos, para um balanço do Mês da Consciência Negra, análises das principais lutas do movimento negro inclusive dentro dos espaços sindicais e políticas públicas.

Para Anatalina Lourenço, é preciso que o poder público implante políticas específicas. Ela elogiou iniciativas dos governos Lula e Dilma e ressaltou os resultados em diferentes áreas, como no caso da educação, com a política de cotas. “Perceberam que políticas includentes universais não chegam nos negros e negras, proque o racismo está presente em todas as instâncias da sociedade e opera de forma diferente. Uma das políticas muito importantes são as cotas. Temos uma geração de intelectuais que ingressaram nas universidades a partir destas políticas, seja a partir das cotas nas universidades públicas ou com o PROUNI nas universidades privadas. Essa política foi de fundamental importância”, analisou.

Luiz Carlos dos Santos destacou a importância de fortalecer trabalhadoras e trabalhadores negros nos espaços de trabalho e também no mundo sindical. “Os poucos negros e negras com representatividade têm a necessidade de mostrar sua força, sua competência, de forma mais intensa que os brancos. Estamos em uma sociedade racista e vemos as pessoas com olhos diferentes. Precisamos ter essa discussão e entender que faz parte da estrutura. Os sindicatos precisam desta representatividade e precisam promover as nossas liderenças de negros e negras. Mas para isso é preciso quebrar amarras na sociedade. Isso está alinhado ao que discutimos sobre políticas públicas também”, enfatizou.

No programa de hoje você ainda confere análises sobre as condições de trabalho, ausência de igualdade, o racismo estrutural, como os brancos podem ajudar nas lutas do movimento negro e muito mais. Confira o programa na íntegra no vídeo abaixo e não esqueça de anotar na sua agenda: Todas as quarta-feiras, às 11h30, o Quarta Sindical é transmitido ao vivo em FB.com/CUTdoParana e FB.com/BdFPR e nas páginas parceiras que retransmitem o