Mulher, poder e autonomia econômica: o tema das conferencias das mulheres

Confira as informações sobre as conferências municipais e estadual das mulheres

Publicado: 03 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CUT-PR

Mulher, poder e autonomia econMulher, poder e autonomia econNesta quinta-feira (29) foi realizada, em Ventania, na regio Centro Oriental do Paran, a Conferncia Municipal das Mulheres. O evento faz parte de um calendrio de conferncias que sero realizadas em diversos municpios do Estado que servem como preparao para a 3 Conferncia Estadual das Mulheres que ter como tema central a Mulher, Poder e Autonomia Econmica e ocorrer em Curitiba na primeira quinzena de novembro.

Estas conferncias, alm de levantar problemas e solues locais, servem como espao pblico de mobilizao e conscientizao das mulheres que lutam para cada vez mais ampliarem seus espao na sociedade e diminuir as diferenas que ainda existem, sobretudo no mundo do trabalho, avalia a secretria geral da Cut Marisa Stdille.

Para a secretria da Mulher Trabalhadora da CUT, Regina Perptua Cruz, apesar das mulheres terem em mdia mais tempo de estudo que os homens, elas ainda permanecem recebendo menos. As mulheres tambm so a maioria no mercado informal. Precisamos nos organizar para irmos discutir a nossa pauta das mulheres trabalhadoras da Cut para acabar com esta diferena que no tem a menor lgica e as conferncias so um espao para abrir este debate com as outras organizaes de mulheres feministas do nosso estado., explica Regina.

Na pauta da conferncia temas como a construo de creches por parte do poder pblico para que as mes tenham tranqilidade para trabalhar, tolerncia zero com casos de violncia contra a mulher e a criao de uma secretria para a criao de polticas pblicas efetivas tambm prometem movimentar o debate. inadmissvel que ainda no tenhamos uma secretaria especfica para a mulher em nosso Estado. Sem o poder regulatrio e de fiscalizao do Estado, o discurso poltico se esvazia rapidamente, concluiu Regina.

Veja a lista das conferncias j programadas e suas respectivas datas:

03/10 - Curitiba
05/10 - Fazenda Rio Grande
07/10 - Guarapuava Foz do Iguau e Cambe.
08/10 - Pinhais
05/10 Francisco Beltro
15/10 - Maring
11/12/11 Conferncia Estadual de Politicas para as Mulheres.