Escrito por: CUT-PR
Congresso registrou a presença de 141 delegadas e 115 delegados
Realizado ao longo do último final de semana em Praia de Leste, no litoral Paranaense, o 15º Congresso Estadual da CUT Paraná também foi marcado pela massiva participação feminina. Elas foram maioria no plenário com 141 delegadas, além dos 115 delegados inscritos.
Para a secretária da mulher trabalhadora da CUT Paraná, Eunice Miyamoto, este número é representativo. “Reitera o fato de que as mulheres estão sempre na luta e desejam participar, efetivamente, dos espaços de decisão e formulação de testes e políticas públicas. Mas é preciso criar condições para que isso aconteça e é o que buscamos fazer”, aponta.
Durante o 15º Congresso Estadual da CUT Paraná uma creche foi montada, em parceria com o SESC Paraná, para que as mães pudessem participar dos debates sem preocupações. Com uma recreadora e espaço adequado, as pequenas e pequenos tiveram os cuidados e atenção necessária para as mulheres com filhos pudessem dedicar-se totalmente aos debates.
Além de participar ativamente dos debates elas também incluíram a pauta feminista nas discussões. Ambientes livre de assédio, políticas que promovam igualdade de gênero e maior participação na formulação de políticas públicas foram alguns dos principais pontos. “Cumprimos nosso papel e a exemplo do que vem acontecendo saímos deste CECUT mais forte do que entramos”, completou Eunice.