Escrito por: CUT-PR

Neste sábado (5) ato em Curitiba pede justiça para Moïse Kabagambe

Concentração será a partir das 17h em frente à Igreja do Rosário, no Largo da Ordem

Curitiba soma-se, neste sábado (5), a uma série de cidades em todo o Brasil que realizarão manifestações pedindo justiça para Moïse Kabagambe, jovem congolês de 24 anos assassinado brutalmente no Rio de Janeiro na segunda-feira (14). Ele foi cobrar pagamentos atrasados no local onde trabalhava, um quiosque chamado Tropicália, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A CUT Paraná estará presente no ato e subscreve a nota das centrais que sindicais que manifestaram sua indignação com o crime e pedem celeridade na investigação dos culpados pelo brutal assassinato. “Éè insana esta barbárie. Que tempos são estes em que as pessoas se sentem legitimadas a amarrar e espancar brutalmente um ser humano até a morte um jovem negro, refugiado, que veio para o Brasil justamente para lutar pela vida, pela sobrevivência?” questiona o secretário de combate ao racismo da CUT Paraná, Luiz Carlos dos Santos, o Luizinho.

“A nós não cabe apenas a indignação, algo tem que ser feito, quantos jovens, mulheres e crianças negras precisam ser violentamente vitimados para que a gente reconheça de fato que o racismo está presente, é estruturante e precisa ser eliminado das nossas relações? Parem de nos matar, basta de violência, queremos viver, com dignidade”, completou.

Além da CUT Paraná, uma série de entidades sindicais e dos movimentos sociais, sobretudo do movimento negro, estão participando da organização do ato.

 

Serviço: Justiça para Moïse Kabagambe

Data: Sabádo, 05 de fevereiro

Horário: 17h

Local: Largo da Ordem, em frente à Igreja do Rosário, em Curitiba.