Escrito por: CUT Paraná

Nota da CUT Paraná sobre a posse da nova direção do Sinditest-PR

A nova coordenação sindical da entidade tem história na base e conseguirá representar a categoria, enfrentando os desafios da conjuntura

Gibran Mendes

 

A CUT Paraná manifesta publicamente sua confiança e certeza no sucesso da nova gestão do Sinditest-PR.  Legitimada pela base, com a vitória nas três Universidades Federais e na maioria das urnas em todo o Paraná, a nova coordenação do sindicato foi empossada após um extenso processo jurídico iniciado por duas ações de trabalhadores filiados ao sindicato, sem nenhuma vinculação política com qualquer um dos grupos envolvidos na disputa eleitoral.

 

Com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho de anular os votos de três urnas, nas quais constavam trabalhadores que, no entendimento da Justiça, não poderiam ter participado do processo por não serem legalmente representados pelo sindicato, determinando na sentença a imediata posse da chapa vencedora, a decisão de assumir o sindicato por parte da então Chapa 3 – Reconstruir o Sinditest-PR pela Base mostra-se mais do que acertada.

 

Em uma conjuntura na qual não há tempo sequer para respirar, abrir mão de assumir a direção do sindicato poderia colocar a categoria em um limbo de representatividade em um dos momentos mais importantes da resistência da classe trabalhadora. Os constantes ataques aos direitos sociais, neste momento representados pela PEC 06/2019, conhecida como Reforma da Previdência, não podem ficar sem resposta. Por isso, caso optassem por não assumir, o sindicato ficaria sem gestão até que uma nova sentença fosse dada, correndo o risco de um interventor de fora da categoria assumir a gestão.

 

A nova gestão tem um extenso histórico de atuação na organização e defesa da categoria. Por estes motivos, a CUT Paraná manifesta seu apoio à nova direção do Sinditest-PR com a certeza de que fará uma gestão exemplar, a partir dos compromissos firmados ao longo do processo eleitoral, na defesa dos interesses da categoria e de toda a classe trabalhadora.