Escrito por: CUT PR

NOTA DE PESAR E REPÚDIO DA CUT PARANÁ

PELO BRUTAL ASSASSINATO DE JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS OCORRIDO NAS DEPENDÊNCIAS DO CARREFOUR EM PORTO ALEGRE“VIDAS NEGRAS IMPORTAM!”

Reprodução

INACEITÁVEL. Não existe outra palavra ou forma de expressarmos nosso pesar e extremo repúdio pelo acontecimento lamentável da noite de quinta feira (19/11) nas dependências de uma das Lojas da rede Carrefour em Porto Alegre, onde há poucas horas de entrarmos no dia 20 de novembro, dia Nacional de lembranças e comemoração a Zumbi do Palmares.

Quando fomos surpreendidos com mais um brutal assassinato de uma pessoa negra, desta a vez a vítima JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS que foi brutalmente agredido e assassinado por seguranças nas dependências do supermercado Carrefour. Um dos seguranças inclusive um PM provisório (da Brigada Militar de Porto Alegre), que fazia o seu primeiro dia “bico”, leia-se trabalho de segurança privada para completar renda.

As imagens chocantes que viralizaram na internet demonstram o grau absurdo de força e violência utilizado contra o Homem negro pelo simples fato, segundo sua esposa de ter feito uma brincadeira com a segurança do supermercado que acionou os outros dois seguranças, que seguiram a vítima pelas escadas que ligam ao estacionamento e lá o atacaram covardemente o agredindo com socos e enforcamento que o levaram a morte ali mesmo no local, sem possibilidade inclusive de receber socorro. O Dia de Zumbi do Palmares é, em diversas cidades, decretado como dia de feriado da Consciência Negra.

Não podemos deixar que se ache normal e que se naturalize na sociedade brasileira a brutalidade de como são tratados os Negros e Negras em nosso país, em nossos estados e cidades. E necessário e exigimos imediata a apuração dos fatos e penalização dos envolvidos, para que possamos buscar construir uma sociedade mais justa e igual para todas e todos. Ainda sobre os fortes reflexos da violência cometida contra a raça negra em todo mundo e em nosso país, pois não são pouco os casos que acompanhamos nos últimos tempos onde se exacerba os ânimos entre os “extremos” enquanto um lado tenta naturalizar a violência e a discriminação, o outro lado destaca a solidariedade, a igualdade e a justiça para todas e todos.

Por isso a CUT-PR vem através de desta nota, expressar o seu mais profundo e extremo pesar e repúdio, exigindo da justiça gaúcha a imediata apuração dos fatos e a justiça e a reparação para a família pela perda brutal através da violência desnecessária por parte dos seguranças do supermercado Carrefour que ceifaram a vida de João Alberto Silveira Freitas.

VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – VIVA ZUMBI DOS PALMARES E DANDARA

VIDAS NEGRAS IMPORTAM – BLACK LIVES MATTER

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ – CUT/PR