Cerimônia contou com a presença de professores(as) e funcionários(as) de escola, lideranças, autoridades e funcionários(as) da entidade
A Chapa 1, APP Sempre Na Luta – Em Defesa da Escola Pública, eleita pela categoria com 84,24% dos votos válidos para comandar a Diretoria Estadual da APP-Sindicato no quadriênio 2025-2029, tomou posse em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (24), em Curitiba. Também foram empossados(as) os(as) novos(as) membros(as) do Conselho Fiscal. A solenidade contou com a presença de professores(as) e funcionários(as) de escola, lideranças de movimentos e organizações sociais, autoridades e funcionários(as) da entidade.
Reeleita para o cargo de presidenta, a professora Walkiria Mazeto abordou em seu discurso as lutas travadas nos últimos anos contra os ataques do governo Ratinho Jr. ao ensino público e aos(às) trabalhadores(as) da educação e destacou o compromisso da nova diretoria com a continuidade do trabalho de resistência e de busca por avanços na pauta de reivindicações, diante dos desafios que se apresentam para o próximo período.
“Reafirmamos nosso firme compromisso de estarmos sempre na luta com todas as nossas forças e capacidades contra esse tempo que produz políticas fascistas e mercantis como as de Ratinho Junior, em que o medo é presença nos constantes assédios sofridos e que tentam asfixiar toda a categoria com a lógica meritocrática-empresarial”, disse Walkiria.
“Vamos estar nas lutas, e onde for, defendendo a educação pública, trabalhando para derrotar esse governo nefasto que quer vender as escolas do Paraná e fazer militarização. A APP é a vanguarda para fazer oposição e lutar com o povo do Paraná” destacou a Secretária-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Aparecida da Silva.
“Sem democracia não há sindicato. Sem democracia não há direito. Sindicato forte garante sociedades mais democráticas e um mundo do trabalho mais justo. Então, agradeço à APP que faz lindamente esse trabalho, essa luta, olhando em todo o local, olhando o regional e olhando o internacional. Viva a classe trabalhadora”, discursou a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), professora Janeslei Albuquerque.
“Estar em uma posse como essa é motivo de muita alegria, porque nós sabemos que muitos governos quiseram destruir a APP, não por uma diferença política, mas porque a educação é um grande mercado para os empresários. Então, privatizar a educação é o objetivo deles. Lerner tentou, Álvaro Dias tentou, Beto Richa tentou, o Ratinho tentou e vocês estão aqui, firmes e fortes, e não vão conseguir nos destruir” disse o Secretário-Geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA), Rafael Freire.
Também fizeram uso da fala para destacar a importância do trabalho da APP-Sindicato a funcionária de escola Elizabete Dantas, representando a Militância Socialista, a professora Vanda Santana, representando a Articulação Sindical, a professora Marlei Fernandes, representando a Democracia Socialista, e o presidente da CUT Paraná, Marcio Killer.
Homenagens e emoção
Durante a cerimônia, foram feitas homenagens aos(às) dirigentes da gestão que se encerra e que não continuam na nova diretoria. Um vídeo foi exibido em memória de uma dirigente e de um conselheiro que faleceram no curso do mandato. A funcionária de escola Silvana Prestes Rodacoswiski era secretária de Organização e faleceu no dia 19 de dezembro de 2023. O professor José Ueldes Camilo integrava o Conselho Fiscal e faleceu no dia 27 de março deste ano.
A solenidade foi realizada no salão social do Clube Urca, em Curitiba. O ato da posse foi conduzido pelo funcionário de escola, José Valdivino de Morais, educador(a) que presidiu a Comissão Eleitoral Estadual. Confira no final da matéria a composição da nova Direção Estadual da APP-Sindicato e do Conselho Fiscal.
Processo democrático
As eleições da APP-Sindicato foram realizadas nos dias 23, 24 e 25 de setembro deste ano. O processo foi realizado de forma on-line, pela segunda vez consecutiva, e registrou 27.891 votos, superando a marca do pleito anterior que contabilizou pouco mais de 25 mil votos. Na ocasião, além da Diretoria Estadual e do Conselho Fiscal, também foram eleitas as Diretorias Regionais dos 29 núcleos sindicais da APP-Sindicato e os(as) representantes(as) de municípios.
Fundada em abril de 1947, a APP-Sindicato completou 78 anos de atuação em 2025. Nestas quase oito décadas de trabalho, a entidade se consolidou como referência nacional e internacional na defesa da educação pública, sendo considerada o maior sindicato de trabalhadores(as) do Paraná e o quinto maior do país, representando professores(as) e funcionários(as) de escolas das redes públicas estadual e de mais de 200 redes municipais do estado.
:: Direção Estadual da APP-Sindicato – Gestão (2025 – 2029) APP Sempre Na Luta – Em Defesa da Escola Pública
Presidenta: Walkiria Olegário Mazeto – Formada em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecilcam) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou na rede municipal e estadual em Engenheiro Beltrão e Campo Mourão, onde foi diretora de escola. Compôs a direção do Núcleo Sindical de Campo Mourão, em diversas secretarias, e também presidenta. Atuou na Secretaria Educacional da APP-Sindicato e esteve também à frente da Secretaria de Finanças da entidade. Além da experiência pedagógica e sindical, participa da Marcha Mundial das Mulheres e do Fórum Paranaense de Direitos Humanos. Presidenta na gestão passada da APP-Sindicato, está novamente à frente desta mesma pasta.
Secretária Geral: Natália dos Santos Silva – Professora aposentada, formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduada em Treinamento Desportivo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Lecionou em Assis Chateaubriand e lá participou da primeira diretoria do Núcleo Sindical de Assis. Esteve na direção da APP Estadual como secretária de Formação e de Finanças (1993-1999). Foi diretora do Colégio Estadual Cecília Meireles (2000 a 2009), quando se aposentou. Foi presidenta do Núcleo Sindical Curitiba Sul (2017 a 2025). Faz parte da direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e agora atua como secretária Geral da entidade.
Secretário de Finanças: Élio da Silva – Formado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Letras – Português pela Faculdade Machado de Assis (Fama), Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialização em Filosofia da Educação, Ética e Política, e em Educação das Relações Étnico-Raciais, mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal (UTFPR). Professor nos colégios Dom Bosco e Ceebja Ulysses Guimarães, em Colombo. Foi dirigente do Núcleo Sindical MetroNorte (2017 a 2021), atuando também na coordenação do Departamento Estadual de PSS da APP-Sindicato (2019 e 2021). Secretário de Finanças da APP-Sindicato na última gestão, estando novamente à frente desta mesma pasta.
Secretária de Administração e Patrimônio: Margleyse Adriana dos Santos – Formada em Magistério e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (Unifael), é professora no mesmo município desde 1996. Atuou como coordenadora do Projeto Formando Cidadão e como diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Iniciou a carreira no Estado em 2012 como pedagoga, participando das lutas da categoria, incluindo a Marcha Mundial das Mulheres. Na gestão passada da APP-Sindicato, assumiu a Secretaria da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ e, posteriormente, a Secretaria Executiva Educacional. Atualmente é Secretária de Administração e Patrimônio da entidade.
Secretária de Organização: Sidineiva Gonçalves de Lima – Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ciências Sociais pela Universidade Metodista de Londrina e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Pós-graduada em Metodologia e Didática de Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (FAFI/UENP), em 1996, e Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), em 2008. Foi dirigente do Núcleo Sindical de Cornélio Procópio e presidenta por duas gestões (2008 a 2014). Na última gestão da APP-Sindicato, foi secretária de Política Sindical e Cultura, migrando posteriormente para a Secretaria de Organização, onde se mantém. Atualmente, compõe a Direção Nacional da Central ùnica dos Trabalhadores (CUT).
Secretária de Aposentados(as): Elisa Maria Neiva de Lima Muller – Formada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com especialização em Pedagogia Terapêutica. Participou da turma de 2010 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Atuou por 15 anos na Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes e como coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual Santa Cândida. Foi representante de base e conselheira na APP-Sindicato. No Núcleo Sindical Curitiba Norte, atuou na Secretaria de Comunicação e na Secretaria de Aposentados(as). Na atual gestão está à frente da Secretaria de Aposentados (as).
Secretário de Assuntos Municipais: Celso José dos Santos – Professor de Matemática e Ciências formado pela Fafipa (Unespar), em Paranavaí. Mestre em Ensino. Advogado especialista em Direito do Estado. Presidente da ANPIR – Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial. Secretário Jurídico e Previdência da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Educação(Fite). Foi Secretário-Geral da APP-Sindicato na gestão passada e hoje ocupa a pasta de Municipais.
Secretário Executivo de Assuntos Municipais: Antônio Marcos Rodrigues Gonçalves – Licenciado em Matemática, com especializações em Administração e Supervisão Escolar, e Ensino de Matemática. Foi diretor da Escola Olympia Moraes Tormenta por duas gestões. No Núcleo Sindical de Londrina, atuou como presidente em duas gestões, além de ter exercido o cargo de secretário de Assuntos Municipais. Foi presidente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no período de 2014 a 2017. É secretário Executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), tendo anteriormente ocupado a Secretaria de Políticas Sociais da entidade entre 2014 e 2017. Na gestão passada, esteve à frente da Secretaria Executiva de Assuntos Municipais, onde permanece.
Secretária Educacional: Aparecida Reis Barbosa – Professora pedagoga aposentada. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico e mestra em Educação em Políticas Educacionais e Gestão Escolar também pela UFPR. Em Curitiba, atuou na formação docente no Instituto de Educação, foi professora pedagoga nos colégios Santo Antônio, Rondon e Protásio de Carvalho. Em Matinhos, trabalhou no Colégio Gabriel de Lara. Foi presidente do Núcleo Sindical de Paranaguá na última gestão. Também foi secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR), de 2021 a 2024, e coordenadora da Escola Sul de Formação. É coordenadora do Departamento de Especialistas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e participa do Conselho Municipal das Mulheres de Matinhos.
Secretário Executivo Educacional: Vandré Alexandre Benedito da Silva – Licenciado em Geografia pela Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan), com especialização em Gestão Escolar e em Direito Internacional e Econômico. Iniciou no magistério em 2008 como PSS na cidade de Arapongas, tornou-se professor concursado da rede estadual em 2015. Em 2024, assumiu seu segundo concurso em Geografia, lecionando no Colégio Estadual de Guaraituba, em Colombo. Atua no movimento sindical pelo Núcleo Sindical MetroNorte desde 2017 e foi presidente do núcleo na última gestão.
Secretário de Formação Política Sindical e Cultura: Nilton Aparecido Stein – Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), em 2002, habilitado em Filosofia e História, na modalidade de Licenciatura Plena. Pós-graduado em especialização em Pedagogia Escolar e Magistério Superior. Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da rede estadual de Jacarezinho, onde também foi presidente do Núcleo Sindical. Na gestão passada, atuou como secretário de Saúde e Previdência e, posteriormente, de Política Sindical, pasta onde permanece.
Secretário Executivo de Formação Política Sindical e Cultura: Cleiton Costa Denez – Professor de Geografia formado pela Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan), mestre em Geografia pela Universidade do Centro-Oeste (Unicentro), doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi secretário de Assuntos Municipais no Núcleo Sindical de Ivaiporã durante dois mandatos. Na direção estadual, ocupou a Secretaria Executiva Educacional (2018-2021) e a Secretaria Executiva de Formação Política Sindical na última gestão, sendo que permanece na mesma pasta nesta gestão.
Secretário de Comunicação: Daniel Popilnicki – Graduado em Artes, Licenciatura pelo Centro Universitário Univel (2013). Pós graduado em Arte, Educação e Terapia pela Faculdade Unina (2018). Cursando Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) / especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em 2025. Trabalhou no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima, em Toledo. Foi representante de base da APP- Sindicato (2021-2023) e secretário de Comunicação/Finanças do Núcleo Sindical de Toledo na gestão passada. Hoje, ocupa a pasta de Secretário de Comunicação.
Secretária Executiva de Comunicação: Cláudia Gruber – Formada em Letras-Português pela PUC-PR, especialista em Gestão Escolar e Literatura Brasileira (PUC-PR), mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de Português aposentada do Núcleo Sindical Curitiba Sul. Participou da diretoria regional do antigo NSCRM, da direção estadual da APP entre 1999-2002 como secretária de Administração, além de ter sido representante de escola e de base por diversas ocasiões. Integrou o Conselho do Magistério por dois mandatos. Na gestão passada, atuou na Secretaria Executiva de Comunicação, estando novamente à frente desta mesma pasta.
Secretário de Sindicalizados(as): Daniel Nascimento Matoso – Formado em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste-Cascavel), pós-graduação em Realidade Brasileira pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Laranjeiras do Sul), especialização em Educação Especial e pós-graduação em Administração Pública. Professor concursado do Quadro Próprio do Magistério (QPM) Padrão de Língua Inglesa. Atuou no movimento estudantil secundarista. Em Cascavel, foi dirigente de Assuntos Municipais e também de Comunicação, estando como presidente do núcleo na gestão 2017-2021. Na direção estadual, ocupou a Secretaria de Comunicação na gestão passada. Hoje, ocupa a pasta da Secretaria de Sindicalizados(as).
Secretária de Assuntos Jurídicos: Marlei Fernandes de Carvalho – Professora de Língua Portuguesa e pedagoga vinculada ao Núcleo Sindical Curitiba Norte, é formada pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e mestra em Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Iniciou sua trajetória sindical no Núcleo Sindical de Maringá. Foi coordenadora do Fórum de Entidades Sindicais (FES) e, atualmente, exerce o segundo mandato como vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Presidiu a APP-Sindicato e na gestão passada, atuou como secretária de Assuntos Jurídicos, estando novamente à frente desta mesma pasta.
Secretária de Política Sindical: Simone Barbosa – Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). É professora da mesma disciplina no Colégio Juscelino Kubitschek de Oliveira, em São José dos Pinhais. Iniciou sua militância no Centro Acadêmico de Geografia em Campo Mourão (2000). Atua em movimentos sociais como a Marcha Mundial das Mulheres e integra diversos conselhos municipais como o de Direitos das Mulheres, Educação, Agricultura Familiar e Meio Ambiente. Em 2014, participou da direção executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT/PR), na Secretaria de Organização e Política. De 2015 a 2017, atuou no Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Foi presidenta do Núcleo Sindical MetroSul na gestão passada. Na atual gestão é secretária de Política Sindical.
Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos: Jussara Aparecida Ribeiro – Professora de Educação Física da rede estadual no município de Francisco Beltrão, desde 1995 (CLT) e 2003 (QPM). Formada em Educação Física pela Faculdade de Educação (Facepal), com especialização em Treinamento Desportivo e Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) em Diversidade de Gênero na Escola. Integrou a direção do Núcleo Sindical de Francisco Beltrão nas secretarias Geral e de Formação por três mandatos. Foi representante de base no Núcleo Sindical de Francisco Beltrão. Atuou no Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná. Participa do Fórum de Participação Social e do Fórum Estadual de Educação. Na gestão passada, fez parte da direção estadual da APP-Sindicato na Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, pasta onde permanece.
Secretária de Funcionários(as): Nádia Aparecida Brixner – Agente Educacional II vinculada ao Núcleo Sindical de União da Vitória, ingressou na rede pública em 2007. Atuou em escolas dos municípios de General Carneiro e União da Vitória. Formada em Multimeios Didáticos pelo Profuncionário, integra a coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES). Na gestão passada da APP-Sindicato, esteve à frente da Secretaria Executiva Educacional e da Secretaria de Administração e Patrimônio, além de já ter ocupado anteriormente a Secretaria de Funcionários(as) da APP-Sindicato, pasta que reassume nesta gestão.
Secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ – Tatiana Nanci da Maia: Professora de Matemática, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e pós-graduada em Psicopedagogia, em Palmas. Iniciou sua atuação na rede municipal de Inácio Martins em 1995 e, desde 1998, leciona na rede estadual. Dirigente da APP-Sindicato desde 2002, foi presidenta do Núcleo Sindical de Irati, além de ter atuado na Secretaria de Assuntos Municipais. Presidiu o Conselho Fiscal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), tanto no município de Inácio Martins quanto no Paraná. Hoje, ocupa a Secretaria da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP-Sindicato.
Secretário Executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+: Clodoaldo Beraldo Antunes – Licenciado em Geografia pela Universidade Unifran (Franca-SP), pós-graduado em Geografia do Brasil, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Ensino de Geografia, todas pela Faculdade Faveni. Atualmente, cursa aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais, no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Umuarama. É professor de Geografia em três escolas na cidade de Umuarama: Bento Mossurunga, Parque da Jabuticabeira e Cívico-Militar Padre Manoel da Nóbrega. Militante das causas LGBTQIAPN+. Foi presidente do Núcleo Sindical de Umuarama (2019 e 2022) e agora atua na Secretaria Executiva da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP-Sindicato.
Secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo: Celina do Carmo da Silva Wotcoski – Primeira Agente Educacional I a assumir uma secretaria da Direção Estadual da APP-Sindicato. É merendeira, formada em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), cursou o Profuncionário e milita na Marcha Mundial das Mulheres e na Marcha das Mulheres Negras do Paraná. É ativista do Mulheres Negras Decidem (MND), e atua no Conselho Estadual da Alimentação Escolar e no Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir). Na gestão passada da APP-Sindicato esteve à frente da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, pasta onde permanece.
Secretária de Saúde e Previdência: Tereza de Fátima dos Santos Rodrigues Lemos – Formada em Letras pela Universidade do oeste paulista (Unoeste). Iniciou a carreira lecionando para o Ensino Fundamental I, em Capitão Leônidas Marques. Depois, lecionou em Cascavel, nos colégios estaduais Merilis Farias Pirotelli e São Cristóvão. Na região, foi representante da APP-Sindicato na escola e liderou grupos como: Associação de Moradores, Movimento Popular de Mulheres e Pastoral da Juventude. Professora do Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba. Presidiu o Núcleo Sindical Curitiba Norte por duas gestões. Representa também a entidade no Conselho do Magistério. Na direção estadual, foi secretária de Organização e, na última gestão, foi secretária de Saúde e Previdência, pasta onde permanece.
Secretário Executivo de Saúde e Previdência: Márcio André Ribeiro – Formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduação em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos pela UEL, em 1998. É professor da rede estadual (QPM) desde 2005. Atuou como atleta profissional de handebol entre 1984 e 2004, sendo vice-campeão da Liga Nacional em 2004. Foi representante e agente de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF9/PR – Londrina), técnico de handebol e professor temporário da UEL. Participou do Conselho Fiscal da Central Única dos Trabalhadores (CUT/PR) entre 2009 e 2012, e foi dirigente nacional da CUT de 2012 a 2015. No Núcleo Sindical de Londrina, foi secretário de Políticas Sindicais e ocupou a presidência na gestão passada. Hoje, é Secretário Executivo de Saúde e Previdência.
:: Conselho Fiscal da APP-Sindicato – Gestão (2025 – 2029) APP Sempre Na Luta – Em Defesa da Escola Pública
Membros(as) titulares: Cristina Mary da Silva, Julia Maria Moraes, Marta Alcântara Ferreira, Marilene Aparecida Nunes, Marilce Aparecida Sanches Reis, Elizabete Luzia Garcia Amancio, Joseval Basílio Pelisser, Ralph Charles Wendpap e Elza de Fátima Dissenha Costa.
Membros(as) suplentes: Anatolio Ratuchnei, Rita de Cacia Muller, Lucia Cavicchioli Pereira, Geane de Souza Silva, Raimundo Fernandes da Costa, Elizeth Tesseroli Miot, Marcelo Alves Garcia, Nair da Silva e Gilmar de Gouveia.