Escrito por: CUT-PR

Paraná prepara atos do #7SForaBolsonaro

Em Curitiba há duas manifestações marcadas: o Gritos dos Excluídos às 9h30 e Fora Bolsonaro às 16h

CUT-PR

A exemplo do que acontecerá em diversas cidades do Brasil e do mundo, o Paraná também organiza atos para a terça-feira (7). Trata-se do #7S quando tradicionalmente, todos os anos, ocorre o Grito dos Excluídos que em 2021 ganhará o reforço de ações do #ForaBolsonaro. Na capital e na região metropolitana os atos acontecerão, respectivamente, às 9h30 na Comunidade Nova Esperança, em Campo Magro e às 16h, na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. 

 

As mobilizações organizadas pela CUT em parceria com os movimentos sociais tem como objetivo mostrar à sociedade os infindáveis retrocessos do País nos últimos anos e dar um basta ao autoritarismo do Presidente da República. “Estamos mobilizando nossas bases para grandes atos. Nossa orientação é que todos os sindicatos CUTistas, Federações e nossas entidades filiadas somem-se às organizações dos atos para que possamos dar um recado claro: Fora, Bolsonaro. Seu governo já acabou”, destacou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller. 

 

“Serão dois grandes e importantes atos. Construímos nosso ato do grito dos excluídos como sempre fazemos. Mas a atual conjuntura brasileira impõem um ato na capital para que Curitiba também possa dizer que chega de Bolsonaro. Os retrocessos não tem fim e as crises se acumulam sem resolução. Crise econômica, sanitária, ambiental, entre as instituições, fome, desemprego e agora a crise energético que se avizinha”, completa a secretária de relações com os movimentos sociais da CUT Paraná, Taís Adams. 

 

Ambos os dirigentes da central reforçam que além do “Fora, Bolsonaro” estão na pauta dos atos a luta por mais empregos com direitos e renda; contra o aumento dos preços dos alimentos e combustíveis; contra a carestia; contra as privatizações; contra a reforma Administrativa (PEC 32) e contra a reforma Trabalhista de Bolsonaro.

 

“Todas as ações deste governo contribuem para mergulhar o país em uma crise social e econômica cada vez mais profunda e atacam severamente os direitos dos trabalhadores, afirma Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT, ao reforçar a convocação aos sindicatos e entidades filiadas à CUT para que mobilizem suas bases e ‘botem o bloco na rua contra Bolsonaro’, no dia 7 de setembro.

 

Além do ato em Campo Magro, do Grito dos Excluídos, e da capital outras cidades já confirmaram atos. Entre elas estão Londrina, Maringá, Umuarama e Matinhos. Confira abaixo a lista – em atualização – dos locais e horários dos atos no Paraná: 

 

:: Campo Magro - Nova Esperança | 9h30

:: Curitiba - Praça Santos Andrade | 16h

:: Londrina - União da Vitória | 9h

:: Maringá - Estádio Willie Davis | 15h

:: Matinhos - Calçadão Beira Mar (Matinhos/Caiobá) | 9h

:: Umuarama - Praça Miguel Rossaffa | 9:30h