Escrito por: Redação CUT-PR
11ª Fase da Operação Lesa Pátria busca identificar financiadores dos ataques golpistas de 8 de janeiro
A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta quinta-feira, a 11ª fase da Operação Lesa Pátria. Ao todo, 19 mandados de busca e apreensão foram expedidos, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para o Paraná nas cidades de Missal, Londrina, Cornélio Procópio e Castro.
O objetivo da operação é identificar responsáveis pelo financiamento ou por fomentarem os ataques golpistas contra as sedes dos três poderes, em Brasília. Além do Paraná mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em São Paulo e Mato Grosso do Sul, totalizando 22 ordens.
Além disso, também foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados nesta fase da operação. O limite estabelecido é de R$ 40 milhões com o objetivo de ressarcir os cofres públicos dos prejuízos causados pelo vandalismo golpista na capital do País.
As investigações continuam em curso e é esperado que novas fases da Operação Lesa Pátria continuem acontecendo. Segundo nota divulgada pela política "os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.