Escrito por: CUT-PR
Em Curitiba e no interior mobilizações vão somar forças neste sábado (19)
Neste sábado (19), em todo o Brasil, milhares de pessoas irão às ruas para protestar pela saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República. Na pauta das manifestações também estão o auxílio de R$ 600, a defesa do SUS e a geração de empregos. Os atos acontecerão em todo o Brasil e no Paraná ao menos 15 cidades já tem concentração programada (confira a lista no final do texto).
“Na sexta-feira (18) estamos organizando com nossos sindicatos e entidades o dia de discutir a pauta trabalhista também. Por isso a orientação é organizar espaços de diálogo com a classe trabalhadora nos locais de trabalho”, explica o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller. Já no dia seguinte a pauta é mais ampla. “Queremos o Fora Bolsonaro pois tornou-se, literalmente, uma questão de vida e morte”, completou Kieller.
Segundo ele, a orientação da CUT é que todos que sintam-se seguros devem ir às manifestações, mas evidentemente, mantendo todas as medidas sanitárias de segurança. “Se em meio à pandemia o povo vai às ruas é porque o presidente é pior que o vírus”, sentenciou. “Não incentivamos que as pessoas que não tenham segurança ou façam parte dos grupos de risco somem aos atos. Mas, para quem for, a orientação é usar máscaras, álcool em gel e cuidar com o distanciamento social”, listou o presidente da CUT Paraná.
Para a secretária de mobilização e movimentos sociais da CUT Paraná, Tais Gramowksi, a tendência é de que o sentimento da população pela saída de Jair Bolsonaro continue crescendo. “Observamos uma adesão muito grande, em todo o Brasil, no último ato. Neste pensamos que não será diferente. Mas reforçamos as necessidades dos cuidados sanitários: a vida é o mais importante”, apontou.
Guia de segurança sanitária
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) elaborou um guia sobre segurança sanitária. A regra número 1 é só comparecer a manifestações em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração. Mesmo nestes casos, o distanciamento de dois metros entre os manifestantes deve ser mantido. A RNMMP recomenda o uso de máscara PFF2/N95, bem ajustada no rosto, cobrindo nariz e boca, sem vazamentos. Uma alternativa, para quem não tem máscara desse modelo, é usar uma máscara cirúrgica simples, coberta por uma máscara de pano.
Confira a lista de cidades e os locais de concentração no Paraná:
:: Antonina- Praça Cel Macedo I 9h (carreata e bicicletada)
:: Apucarana- Rodoviária de Apucarana I 9h (carreata)
:: Campo Mourão- Escola Caic I 9:30h (carreata)
:: Cascavel- Em frente ao Tuiuti I 9h (carreata)
:: Cianorte- Praça Duque de Caxias (Av. Arthur Tomas) | 9:30 (carreata)
:: Curitiba- Praça Santos Andrade I 15h
:: Foz do Iguaçu – Praça da Paz | 9h
:: Irati – Rua da Cidadania I 10h
:: Laranjeiras do Sul- Av. Santos Dumond (Supercheche2) I 9h
:: Londrina- Em frente ao Teatro Ouro Verde I 16h
:: Maringá- Praça Raposo Tavares I 14h
:: Morretes- Copel I 15 h (carreata)
:: Paranaguá- Praça dos Leoes I 9h
:: Ponta Grossa- Praça Barão de Guaraúna I 15h
:: União da Vitória- Praça Coronel Amazonas I 15h
:: Umuarama- Praça Arthur Thomas I 11h