Escrito por: MST

Raí, campeão do mundo pela Seleção, participa da 1º Copa da Reforma Agrária no PR

O craque estará no assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas, norte do estado

Leonardo Henrique

A 1ª Copa da Reforma Agrária no Paraná movimenta times de camponesas(es) em todas as regiões do Estado. Neste sábado (09) e domingo (10), a bola vai rolar para a final da regional norte do torneio, no assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas.

Nesta fase, as famílias Sem Terra convidaram Raí, ex-jogador e campeão da Copa do Mundo de 1994 pela seleção brasileira. Além de conhecer a comunidade e visitar a cooperativa Copran, no domingo, o craque também entrará em campo com a equipe veterana para uma partida.

"Estarei aí em breve, mais o mais importante, mais do que o jogo de futebol, 10 minutos ou 30 minutos com os veteranos, o mais importante é a causa, é o Movimento, tô com vocês até o fim, Movimento que o Brasil precisa, é necessário pra gente", disse o craque, em vídeo gravado para a militância do MST.

A Copa da Reforma Agrária do Paraná é inspirada na experiência do MST no Ceará, que já teve três edições. Aqui no estado, também já foram realizados jogos nas regiões Centro-Oeste, Centro e Sul. A final da região Norte terá transmissão ao vivo pelo Youtube do MST-PR, no dia 10, e a previsão para a final estadual é em 2025.

"Um elemento fundamental da Copa da Reforma Agrária é a integração da nossa militância, famílias assentadas e acampadas, e a relação com a sociedade política de forma geral", comentou José Damasceno, da Direção Nacional do MST, morador do assentamento Dorcelina Folador.

 

 

Futebol no gramado e confraternização na arquibancada

Neste fim de semana, equipes femininas e masculinas vão disputar mais uma vez em campo, e toda a companheirada do MST e amigos podem participar dessa festa, reforçando a importância da cultura e do esporte como ferramentas de luta.

Ariany Farias, integrantes da coordenação da Copa, explica que a atividade significa reafirmar o trabalho coletivo, a aliança campo e cidade e a socialização dos territórios e das famílias acampadas e assentadas: “Para além do lazer, resgatar a cultura esportiva em nossas comunidades reunindo e mobilizando nosso povo Sem Terra na prática esportiva. A participação feminina é parte fundamental, e tem ganhado força nessa Construção Coletiva, ajudando acumular no debate de participação e valorização das Companheiras em todos os espaços e também no esporte", diz a militante, que mora do acampamento Fidel Castro, em Centenário do Sul. 

No sábado, vai ter almoço coletivo. Para o domingo, dia da presença de Raí e da grande final, a costelada fogo de chão pode ser reservada por R$ 80  - 2 quilos.

 

Confira a programação:

Sábado (09.11)

09h - Campeonato Masculino e Feminino 

12h - Almoço Coletivo 

21h - Baile (Jack Gaitero e Banda)

 

Domingo (10.11)

09h - Jogo da final Masculino e Feminino 

12h - Ato político(Premiação das delegações)

 Participação do Ex Jogador de Futebol RAÍ 

13h - Costelada fogo de Chão