Escrito por: CUT-PR

Servidores Municipais de Curitiba retornam à CUT

Decisão ocorreu durante o congresso do SISMUC neste final de semana

SISMUC

Após quatro anos o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC) retorna à CUT. A filiação foi aprovada durante o 13º Congresso da categoria, realizado neste final de semana em Praia de Leste, no litoral paranaense. A decisão foi homologada no domingo (16), último dia do evento, durante a Assembleia Geral Extraordinária.

Fundado em 1988, 22 dias após a promulgação da nova Constituição Federal, o SISMUC representa diversas categorias do serviço público de Curitiba.  “Nós não somos uma ilha, as lutas da classe trabalhadora estão interligadas. Por isso, o retorno à Central é a garantia de termos a nossa representação em todas as esferas, além de potencializar nossa força enquanto entidade. São novos tempos, novos rumos na luta dos servidores públicos municipais de Curitiba. Esta decisão nos reconecta novamente com o conjunto das forças representativas unificadas na CUT”, diz o comunicado da direção do SISMUC. 

O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, destacou a importância do retorno da entidade. “A CUT e o SISMUC possuem uma história em conjunto. Foram décadas de luta pelos direitos da categoria e também de toda a classe trabalhadora. O retorno acaba sendo algo natural pela história de ambas as entidades, o que construíram juntas e, acima de tudo, pelo que ainda tem de luta e construção pela frente”, apontou.

A secretária de Mobilização e Movimentos Sociais da CUT Nacional, Janeslei Albuquerque, destacou a importância do retorno do SISMUC para a Central. “Foi muito dolorido para nós que fazemos a luta sindical ver o SISMUC sendo desfiliado da CUT, se apartando do conjunto das organizações da classe trabalhadora. O SISMUC voltar para a CUT significa a materialidade daquela mensagem que o camarada Karl Marx deixou para nós: ‘trabalhadores do mundo, uni-vos!’. Hoje o SISMUC volta para a 5ª maior central sindical do mundo e para a Confederación Sindical de las Américas (CSA), a qual a CUT é filiada. Sejam bem-vindos de volta”, comentou.  

“Quero dizer pra vocês que quem não tem lado, quem fica em cima do muro, leva tiro dos dois lados. A classe trabalhadora, optou, no momento mais difícil do nosso país, por organizar os trabalhadores. Nessa luta histórica, tem o dedo, a mão, a cara, o sangue, o suor de gente da nossa Central. Continuaremos na luta incansável por uma sociedade que inclua todos e todas. Vamos para dentro, municipais, da Central para fortalecer nosso sindicato”, apontou a presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Jucélia Vargas.

“É uma honra tê-los novamente na CUT e na Federação. Estamos muito felizes por este retorno. Vamos à luta por que ela não para”, afirmou Antônio Carlos “Bananinha” do Nascimento, presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais CUTistas do Paraná (Fessmuc).

A coordenadora do SISMUC, Juliana Mildemberg, também celebrou o retorno do SISMUC à CUT. “O nosso sindicato, por muito tempo, parou de utilizar essas bandeiras de luta, isso aqui, a partir de hoje, em todos os espaços, serão as bandeiras que carregaremos e lutaremos por uma sociedade digna e justa, não apenas enquanto trabalhadores do serviço público, mas também enquanto pessoa que está presente nessa sociedade”.

com informações do SISMUC