Sismuc faz parceira com Educafro e oferta cursinho para sua base

As vagas serão destinadas aos servidores que se autodeclaram negros

Publicado: 06 Junho, 2018 - 12h07

Escrito por: Andrea Rosendo / SISMUC

O Sismuc abre inscrições no próximo dia 09 de junho para o Cursinho Comunitário Pré-Vestibular Ubuntu, preparatório para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os servidores interessados devem comparecer à sede do sindicato no próximo sábado, das 8h às 16h, impreterivelmente.

O cursinho - uma iniciativa da Pastoral Afro Brasileira de Curitiba e região metropolitana em parceria com a Educafro - será coordenado pela pedagoga Cristina Oliveira, que é vinculada à Pastoral Afro Brasileira em Curitiba, e será realizado todo os sábados das 8h às 16h na sede do Sismuc. O objetivo é preparar 50 alunos e contribuir para a inclusão de mais negros e negras nas universidades públicas do país.

Formação em raça é investimento

Segundo o coordenador de Raça do Sismuc, Dermeval Silva, a parceira tem o objetivo de oferecer o cursinho aos servidores negros e negras da sua base sindical interessados em se preparar para cursar uma universidade. “O contexto político que vivenciamos no Brasil indica o retorno à um modelo de desenvolvimento pautado por políticas neoliberais. Entendendo que dentro desse quadro é a população negra que fica nas piores estatísticas, propomos essa parceria com a Educafro para garantir o acesso à educação superior. O investimento em educação - desde a básica à superior - é uma estratégia fundamental para a superação do racismo, preconceito e desigualdades raciais”, defende Dermeval.

Além da parceria, é importante ressaltar que o Sismuc realiza cursos de formação para todos os servidores. Negros e não negros participaram o ano passado do curso “Negritude, Branquitude e Novos Olhares”, que tinha como proposta a discussão de vários temas ligados à questão racial. Os servidores puderam compreender melhor os debates sobre quilombos, religiões de matrizes africanas, feminismo negro, racismo no mercado de trabalho, entre outros. O sindicato também oferece - aos sábados - aulas de dança afro e seus elementos “Realizamos oficinas e desenvolvemos aulas das expressões artísticas do povo negro, tais como a dança dos orixás, maculelê, puxada de rede, samba de roda e demais danças que ficaram e são conhecidas como formas de resistência dessa população e reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil”, finaliza o coordenador do sindicato.

Sobre a Educafro Paraná

Educafro Paraná tem sede em Curitiba(PR) e conta com três unidades de cursos pré-vestibulares comunitários na região metropolitana. Os seus núcleos estão instalados em Campo Magro (Colégio Estadual Iria Borges de Macedo), em Campo Largo (Colégio Estadual Professora Edithe) e centro de Curitiba (Sismuc).

Os professores e a metodologia recebem a coordenação geral da Pastoral Afro e a assessoria jurídica e documental são responsabilidades da Educafro. Os cursos comunitários também oferecem aulas de cidadania e preparatório para o Enem e vestibulares.

Cursinho Pré-Vestibular Educafro
Período: junho a dezembro de 2018
Local: sede do Sismuc ( Rua Monsenhor Celso, 225, 2º andar, centro, Curitiba)
Data e horário das aulas: aos sábados, das 8h às 16h