Todos pela energia nesta quarta-feira

Seminário discutirá as renovações das concessões do setor elétrico neste dia 12 de março

Publicado: 12 Março, 2012 - 00h00

Escrito por: Senge-PR

Todos pela energia nesta quarta-feiraTodos pela energia nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (14) o Senge-PR ao lado da Plataforma Operria e Camponesa da Energia, articulao de movimentos sociais (MAB, MST, MPA, Via Campesina) de sindicatos e federaes (Sindipetro-PR/SC, Fisenge, FNU, FUP, Sinergia, Sindieletro, entre outros), promove um Seminrio pela renovao das concesses do setor eltrico que vencem em 2015. O evento acontece no Centro de Convenes do Shopping Estao a partir das 8h.

AS PRIVATIZAES

Os anos 1990 foram marcados por uma forte poltica de privatizaes no Brasil. Empresas e setores estratgicos que pertenciam ao povo brasileiro foram entregues iniciativa privada (como a Vale do Rio Doce, Telebrs, CSN, etc). Dentre esses setores, o setor eltrico tambm foi duramente atingido. Vrias usinas hidreltricas e companhias de distribuio foram privatizadas. O resultado desse processo de privatizaes foi o apago de 2001, resultado da falta de investimentos e manuteno de parte da iniciativa privada.

O QUE EST VENCENDO?

A partir de 2015, significativa parte do setor eltrico (cerca de 30%) estar com suas concesses vencendo, precisamente 20% da gerao, 80% da transmisso e 49 empresas distribuidoras. Esse montante de energia representa um negcio anual superior a R$ 30 bilhes. Por se tratar de concesses de 30 anos o valor chega a atingir cerca de R$ 1 trilho.

QUE EMPRESAS ESTO COM CONCESSES VENCENDO?

Nesse processo, importantes empresas pblicas, patrimnio do povo, estaro com concesses vencendo, dentre as quais destacamos Copel, Eletrosul, Celesc, CEEE, Cesp, Cemig, Eletronorte, Furnas, Chesf, dentre outras.

QUAIS SO AS PROPOSTAS EM DISPUTA

Um valor de R$ 33 bilhes/ano ou de R$ 1 trilho/30 anos desperta e instiga os interesses das grandes empresas transnacionais para mais uma vez saquearem o patrimnio do povo e aumentar sua explorao sobre os trabalhadores e trabalhadoras. Estes setores privatistas defendem que o governo realize leilo de todas as concesses que estaro vencendo a partir de 2015. Nesse sentido o LEILO significa PRIVATIZAO! Publicamente, as grandes empresas defendem a reduo do preo da energia, mas no dizem que essa reduo seria apenas para eles mesmos (para se ter idia no estado do Paran 2% dos consumidores consomem 50% da energia consumida). So grandes empresas que pagam at 12 vezes menos do que o povo pelo preo da energia.

PLATAFORMA POPULAR PARA A ENERGIA

A Plataforma Operria e Camponesa da Energia, articulao de movimentos sociais (MAB, MST, MPA, Via Campesina) e sindicatos e federaes (Senge-PR, Sindipetro-PR/SC, Fisenge, FNU, FUP, Sinergia, Sindieletro e outros) defendem a renovao das concesses, no sentido de garantir que esse bem pblico continue na mo do Estado para que possamos lutar pela reduo das tarifas de energia (preo da luz) para os trabalhadores do campo e da cidade, melhorar as condies de trabalho dos operrios das grandes obras, dos trabalhadores do setor eltrico e petroleiro, bem como a criao de um fundo social com recursos das empresas para aumentar os investimentos e melhorias em educao, sade, transporte, habitao, saneamento e reforma agrria. Para que se reconhea e garanta os direitos das populaes atingidas por barragens, pelo fim das terceirizaes e da precarizao do trabalho de eletricitrios, petroleiros, engenheiros e operrios.