• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Biografia

Cristiana Paiva

Cristiana Paiva

Cristiana Paiva Gomes é neta de agricultores familiares, nasceu em 24 de Fevereiro de 1992 na cidade de Boa Vista em Roraima e reside no município de Caroebe com sua família.

Em 2012 começou escrever sua história no mundo sindical, mas especificamente no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caroebe como secretária de balcão, onde desenvolveu uma grande proximidade com a comunidade e os sócios.

Em 2014 assumiu a tesouraria por vacância, logo após em 2015, no Congresso Sindical, assumiu como presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, isso com 23 anos de idade.O espaço foi conquistado devido o destaque da sua luta e trajetória com a juventude rural, organização e acolhimento.

O ano de 2015 foi marcado por sua eleição como secretaria de juventude no Congresso da CUT Roraima. No mesmo ano também assumiu de forma integrada a Secretária de Juventude da Federação de Trabalhadores Rurais de Roraima.

A partir dai passou a fazer parte do Coletivo Nacional de Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e com isso a formação e luta se ampliaram.

Logo após, em 2016, Cris Paiva, como é conhecida no movimento sindical, se integrou na Universidade Federal de Roraima no Curso de Educação do Campo e na Turma do curso de Ciências Humanas e Sociais (LEDUCARR), curso esse voltado pra filhos de agricultores.

Ainda em 2016, Cris participa do curso de Formação de Formadores (FF) da CUT Brasil, outro marco destacado em sua vida na militância.

Em junho de 2018 Cristiana assume um mandato transitório da companheira Edjane Rodrigues, na época secretária de Juventude da CUT Nacional, porque ela precisou ir cumprir com a missão de representar e organizar a juventude trabalhadora em todo Brasil na CONTAG.

Assentada da Reforma Agrária no município de Caroebe , no Sitio Gratidão, produtora de banana, Cris foi atualmente reeleita a seu sindicato de base como presidenta e eleita secretária de Juventude da CUT no 13º Congresso Nacional da CUT, entre os dias 7 e 10 de outubro de 2019, com muita ousadia e mostrando o extremo norte do Brasil a força da Juventude Trabalhadora.