1º de maio internacional reunirá lideranças do Cone Sul em Foz do Iguaçu
Manifestação será no Campus Jardim Universitário da Unila
Publicado: 28 Abril, 2025 - 12h13 | Última modificação: 28 Abril, 2025 - 13h31
Escrito por: CUT-PR

A CUT Paraná, em parceria com entidades sindicais do Brasil e dos demais países do Cone Sul, promove neste 1º de maio uma atividade internacional em Foz do Iguaçu. A manifestação acontecerá na região da tríplice fronteira para reforçar a importância da unidade das trabalhadoras e dos trabalhadores de toda a região. A concentração é a partir das 10h no Campus Jardim Universitário da Unila, na Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000.
“Delegações de diversas regiões do Paraná, do Brasil e dos países do Cone Sul somarão conosco em Foz do Iguaçu. Faremos um grande 1º de maio, mostrando a união e a integração dos povos latinos. Temos problemas semelhantes tanto do ponto de vista dos retrocessos de direito como das ameaças neofascistas que o período nos impõem. Precisamos e vamos dialogar para encontrar saídas à esquerda e que nos fortaleçam”, aponta o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.
No dia seguinte, sexta-feira (02), as mesmas entidades provem o II Seminário Internacional sobre a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina. “Queremos reunir intelectuais, lideranças e trabalhadores para avançar ainda mais em debates propositivos sobre como nossa luta pode ser decisiva para superarmos este momento de retrocessos sociais e democráticos”, completou Kieller.
Entre os nomes já confirmados está o do desembargador do trabalho, Célio Horst Waldraff, o diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinícius Pinheiro, o vice-reitor da Unila, Rodne de Oliveira Lima, o secretário-geral da CUT Brasil, Renato Zulato e o representante da UniAméricas, Marcio Monzanes.
Segundo Kieller, ambos os eventos são resultado da soma de esforços de diversas entidades, tanto da área acadêmica, como é o caso da Unila, mas também de representação de trabalhadores e trabalhadoras de diversos países da região. “Estamos reforçando o convite para nossas entidades e também para toda a população: participem deste grande ato e vamos somar reiterar a nossa unidade em defesa da classe trabalhadora”, completou.
Além da CUT, participam da organização a Coordenadoria de Centrais Sindicais do Conesul, a Fenae e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Realizam o ato a Central Sindical das Américas (CSA), além das centrais argentinas CGT, CTA e CTA T, do Paraguai a CUT, CUT Autêntica e CNT, além da PIT-CNT do Uruguai. Do Brasil participam também a CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT.
A CUT também apoiará outros atos que acontecem no Paraná neste 1º de maio. Em Curitiba, por exemplo, a manifestação começa com concentração às 14h na Praça Eufrásio Correia, no centro de Curitiba, próxima ao Shopping Estação. Uma caminhada está prevista com participantes da manifestação.