15º Congresso Estadual da CUT Paraná começa nesta sexta-feira

Cerca de 300 delegadas e delegados de todo o Estado participam dos debates durante o final de semana

Publicado: 24 Julho, 2023 - 09h33 | Última modificação: 24 Julho, 2023 - 11h54

Na próxima sexta-feira (28) começa na Associação Banestado, na Praia de Leste, no litoral paranaense, o 15º CECUT-PR. O Congresso da Central reunirá aproximadamente 300 delegadas e delegados para debater e organizar as estratégias de lutas da classe trabalhadora para os próximos quatro anos.

Além de desenvolver um plano de lutas, delegadas e delegados também devem eleger a nova direção da Central no Estado e definir quem representará o Paraná no 14º CONCUT, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo.

“Ao longo de décadas os dirigentes sindicais CUTistas fizeram história em cada CECUT. Cada edição realizada traz consigo a marca de um tempo, de um desafio, que a CUT, como uma das maiores centrais do mundo, sempre soube dar a resposta correta e por isso foi e é protagonista na defesa da classe trabalhadora brasileira e paranaense”, aponta o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

A programação do 15º CECUT-PR começa na sexta-feira (29) com o credenciamento de delegadas e delegados. A abertura política está prevista para às 20h e o dia termina, às 21h, com apresentação cultural.

No sábado uma série de debates com mesas temáticas devem marcar o dia. Análise de conjuntura, balanços e perspectivas, defesa dos direitos da classe trabalhadora, de gênero, raça e diversidade sexual, estratégias e sustentação e comunicação sindical são alguns dos temas com destaque nesta edição do CECUT-PR.

O domingo, por sua vez, será o dia reservado para encaminhar os debates com a apresentação das propostas aprovadas no Congresso e com a escolha da nova direção da CUT Paraná e a escolha dos representantes do Estado que participarão do 14º CONCUT.

“A exemplo do que aconteceu em edições anteriores esperamos que o nosso congresso possa contribuir, de forma efetiva, para a elaboração do plano de lutas nacional mas também nos garanta boas estratégias para enfrentar os desafios estaduais. Não temos dúvidas que é isso que acontecerá novamente”, completa a coordenadora do 15º CECUT-PR, Vera Nogueira.