• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

16ª Plenária da CUT Paraná começa nesta sexta-feira (13)

Encontro acontecerá em ambiente virtual e abertura será transmitida ao vivo pelo Facebook

Publicado: 10 Agosto, 2021 - 11h39 | Última modificação: 10 Agosto, 2021 - 12h07

Escrito por: CUT-PR

Reprodução
notice

Nesta sexta-feira (13), a CUT Paraná dá início a sua 16ª Plenária Estadual com um tributo às vítimas da Covid-19 e o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus estará entre os temas principais de debate. O objetivo dos dirigentes com o debate desses temas nesta edição é estabelecer propostas e estratégias para as lutas do próximo período.

A manutenção e constante construção da democracia e da luta por direitos da classe trabalhadora também estarão entre os temas de destaque.

A abertura acontecerá às 19h30 com transmissão ao vivo pelo perfil da CUT Paraná no Facebook. 

“A conjuntura é extremamente delicada. Precisamos nos articular para enfrentar os retrocessos, as ameaças de golpe e a luta pela vida. Nossa plenária chega neste cenário desafiador e não tenho dúvida que nossos delegados e delegadas desenvolverão propostas que poderemos aplicar no Paraná e também contribuir para o plano de lutas nacional”, projeta o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller. 

A mesa de abertura da plenária terá análise de conjuntura nacional e internacional. Os convidados são a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-governador Roberto Requião e o presidente da Central Sindical das Américas (CSA), Rafael Freire. Antes será realizada uma atividade cultural. 

No sábado (14) as atividades da Plenária começarão às 9h com o credenciamento dos delegados e delegadas e aprovação do regimento interno.

Na sequência, uma mesa sobre conjuntura estadual com o coordenador técnico do Dieese no Paraná, Sandro Silva e com o deputado estadual e presidente do PT paranaense, Arilson Chiorato. 

Clique para ampliar

A partir das 10h20 terá início o debate por eixos, divididos em sub salas virtuais. São quatro temáticas centrais diferentes. No grupo 01 a defesa da vida será o tema, com participação da coordenadora do SindiSaúde, Olga Estefânia e com a secretária de saúde da Central, Madalena Margarida da Silva Teixeira. No grupo 2, da Marcha Mundial das Mulheres, Marilane Oliveira Teixeira e a secretária de combate ao racismo da CUT Brasil, Anatalina Lourenço, coordenaram as atividades com a pauta “A atualidade da defesa de direitos, democracia e soberania”. 

O grupo 3 terá como eixo central “a necessária construção das alternativas da classe trabalhadora”, com o vice-presidente da CUT Brasil, Vagner Freitas e com o secretário de comunicação da CUT, Roni Barbosa. O último coletivo será organizado pelo secretário de administração e finanças da Central, Ariovaldo de Camargo e a secretária de Mobilização e Movimentos Sociais da CUT, Janeslei Albuquerque. 

:: Clique aqui para acessar nosso perfil no Facebook e acompanhar, ao vivo, a abertura da 16ª Plenária da CUT Paraná a partir das 19h30 desta sexta-feira (13).