• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

3ª Edição do Julho das Pretas terá atividades em Curitiba e no interior

A programação remete ao 25 de Julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Publicado: 12 Julho, 2019 - 10h09

Escrito por: Divulgação

notice
Gibran Mendes
Neste mês de julho, organizações ligadas às questões raciais, culturais e ativistas independentes realizam mais uma edição do Julho das Pretas – PR. 
Trata-se de uma programação com uma série de atividades que remetem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no Brasil também concedido à Tereza de Benguela., liderança quilombola que lutou contra a escravidão da população negra.

Julho das Pretas é um evento nacional, proposto pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras do Brasil (AMNB) a qual propõe que cada estado do país realize suas atividades próprias para o mês de julho, com o objetivo de dar visibilidade às pautas das mulheres negras.
Em sua 3ª edição no Paraná, o mote deste ano é “Negras pela Paz. Basta de tiros e de prisão, basta de execução” e traz atividades para Curitiba e interior do Paraná. 
 
O mote remete aos casos de violência nos quais a maior vítima é a população negra. Pessoas negras são assassinadas em razão do racismo estrutural da sociedade e a frequência desses casos aumentam entre as mulheres e jovens. Mães pretas veem a vida de seus filhos ceifadas pelo genocídio e o feminicídio tem como seus principais alvos as mulheres negras.

O propósito do Julho das Pretas – PR 2019 é o de clamar pela vida, pela paz, para que a população negra tenha a liberdade de ir e vir, de soltar sua voz, de trabalhar, de estudar, ou seja, de ter a devida dignidade.
 
Confira a programação na imagem abaixo: 
 
DivulgaçãoDivulgação