6º Congresso Nacional da Contraf elege paranaenses para a diretoria

Encontro também aprovou plano de lutas da categoria em momento decisivo para a história do Brasil

Publicado: 04 Abril, 2022 - 10h26 | Última modificação: 04 Abril, 2022 - 14h07

Neste final de semana bancários e bancárias de todo o País participaram do 6º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Realizado em São Paulo, em formato hibrido, o encontro elegeu a nova direção da entidade e também aprovou o plano de lutas para o próximo período, quando estará em disputa o projeto de País que a classe trabalhadora terá nos próximos anos.  Três paranaenses fazem parte da nova direção eleita.

A presidenta reeleita da Contraf-CUT com 100% dos votos, Juvandia Moreira, destacou a importância dos debates realizados. “Nestes três dias de congresso, debatemos temas importantes, que podem nos ajudar a reconstruir o Brasil que a gente quer. Nosso plano de lutas para a próxima gestão reflete estes debates, que nos levam a reafirmar o tema deste nosso congresso”, afirmou.

A nova direção contará com três paranaenses. Elias Jordão foi eleito secretário de políticas sociais,  Cristiane Zacarias vai compor o conselho diretivo – ambos da base de Curitiba - e Nivalda Sguissardi, da base do PACTU, passa a fazer parte da suplência da direção executiva da Contraf. “Debates importantes, uma direção eleita que é comprometida com as lutas da classe trabalhadora e da categoria bancária. Saímos fortalecidos deste encontro, com um rumo definido e o mais importante: com a unidade garantida e a certeza de estarmos do lado certo da história”, apontou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, que é bancário e participou do congresso.

Ao longo do final de semana foram realizados debates sobre a conjuntura e o sistema financeiro, com a participação de lideranças de destaques em suas áreas de atuação. “A mesa inicial do Congresso contou com duas paranaenses de atuação, a Deputada federal e presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann e da Professora e jurista Carol Proner que fizeram um balanço de conjuntura nacional e internacional. Com forte destaque nas falas da importância da Constituição Federal”, completou Kieller.

A comitiva paranaense contou com representantes como o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, o presidente da Fetec-CUT-PR, Deonísio Schmit, os dois presidentes dos maiores sindicatos bancários do Paraná, Antonio Fermino,  presidente do SEEB Curitiba região e Felipe Pacheco, presidente do SEEB Londrina e Região. A secretária da mulher da CUT Paraná, Eunice Miyamoto, também participou do Congresso, que elegeu 43% de sua diretoria com mulheres.