MENU

Assédio Moral: MPT ajuíza ação contra Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná

Funcionários da autarquia federal sofrem ameaças e já precisaram realizar manifestação para garantir direitos

Publicado: 28 Fevereiro, 2023 - 11h26 | Última modificação: 28 Fevereiro, 2023 - 11h29

Escrito por: Redação

FreePik
notice

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu Ação Civil Pública contra o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) por assédio moral praticado contra os funcionários. Segundo apurado pela reportagem, as denúncias de assédio moral contra os empregados públicos ocorrem desde 2017. O CAU/PR teria promovido medidas para a melhoria do ambiente de trabalho. No entanto, em 2021, voltaram a ocorrer várias denúncias de assédio com a posse da atual diretoria do Conselho, inclusive com relato de ameaças e retaliações.

 

Funcionários já pediram socorro em manifestação


Em 2021, os funcionários do CAU-PR já haviam pedido socorro em uma manifestação. De acordo com eles, durante a negociação de acordo coletivo, a atual diretoria do Conselho, liderada pelo presidente Milton Zanelatto, tentou diminuir a licença-paternidade, reduzir a licença-maternidade, assim como o auxílio-funeral, isso em plena pandemia de Covid-19, que matou mais de 600 mil brasileiros.

Na época, os empregados da autarquia federal estavam sem reposição da inflação há quase dois anos. O Sindicato dos Empregados dos Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional do Estado do Paraná (SidiFisc) apoiou a manifestação.