Assembleia do SISMUC aprova a pauta geral de reivindicação
Documentos serão protocolados na segunda-feira (31), às 15h, na Prefeitura de Curitiba
Publicado: 28 Março, 2025 - 10h04
Escrito por: Ana Carolina Pacifico / SISMUC

Servidores e servidoras sindicalizadas ao SISMUC aprovaram, na noite de terça-feira (25), as pautas com as reivindicações das categorias representadas pelo SISMUC referente a 2025. Construímos as pautas a partir da ampla participação da categoria, que fez contribuições durante a assembleia e também por meio de um questionário online e nos coletivos ao longo do mês. Em breve elas serão disponibilizadas na íntegra no site do Sindicato.
Um dos principais pontos a serem negociados com a gestão municipal será as alterações na lei que trata do Plano de Carreira. Reivindicamos que não haja concorrência nos processos de crescimento. Porém, caso exista, que as Licenças para Tratamento de Saúde não sejam um critério de impedimento para participação nos crescimentos e além, que o SISMUC possa participar da construção desses critérios.
Também pautaremos o restabelecimento da data-base para 31 de março de 2026, compromisso assumido pelo prefeito Eduardo Pimentel durante o período eleitoral.
O pagamento universal do auxílio-alimentação, independente da faixa salarial,é uma demanda que leva dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras. Reforçaremos, em mesa de negociação, que este também foi um compromisso de Pimentel com os servidores de Curitiba.
No que trata o Instituto de Previdência do Município de Curitiba, seguimos cobrando o fim do desconto de 14% na aposentadoria ou, no mínimo, a ampliação do teto de desconto do Regime Geral de Previdência Social. Além da garantia de paridade nos conselhos do IPMC e ICS, para participação igualitária dos servidores nas decisões dos Institutos. Quanto ao ICS, também é ponto de pauta a ampliação de atendimento na rede própria do Instituto e melhora nos atendimentos.
A pauta geral e as pautas específicas de cada segmento serão protocoladas na segunda-feira (31), às 15h, na Prefeitura de Curitiba, momento em que também será feito um ato em conjunto com os demais sindicatos municipais para cobrar todos os itens da pauta e a efetivação dos compromissos de campanha do prefeito Eduardo Pimentel com os servidores públicos.
Convocamos todos os servidores e servidoras para estarem presentes nesse momento fundamental para garantir avanços e melhores condições de trabalho. Após o protocolo, continuamos a organização e a mobilização e aguardaremos o retorno da Prefeitura para dar início às mesas de negociação.