MENU

Assembleia estadual da APP reafirma Greve pela Vida

Presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, reforça importância de dialogar com as comunidades escolares para preservar a vida nesse momento grave da pandemia

Publicado: 01 Junho, 2021 - 08h46

Escrito por: APP-Sindicato

Ascom / APP-Sindicato
notice

A Assembleia estadual on line da APP-Sindicato, realizada neste sábado (29), decidiu pela continuidade da luta em defesa da vida como principal objetivo desse período de pandemia, reafirmando a Greve pela Vida e repudiando a retomada das atividades presenciais. A decisão do Governo Ratinho Jr de manter abertas as escolas no pico da pandemia, expondo as comunidades escolares enquanto fecha as Secretarias de Estado e aumenta as restrições às atividades comerciais no Paraná, ameaça os profissionais da Educação de maneira inédita. “Nosso debate reforçou a importância de  dialogar com pais e mães, estudantes e com a sociedade nesse período em que identificamos que o Governo de Ratinho Jr vem aprofundando o negacionismo, agravando a pandemia no Paraná”, afirma o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão.

A continuidade da greve nas atividades presenciais para todos(as) profissionais das escolas onde houver o retorno das aulas presenciais foi confirmada pela assembleia, mantendo-se  o trabalho remoto, as aulas on-line e as atividades com materiais impressos. “Nós continuaremos fazendo essa luta e organizamos um conjunto de ações para que a gente possa fazer a resistência em cada município de nosso Estado em defesa da vida”, afirma Hermes Leão. Entre elas, o fortalecimento das campanhas vacina para todos(as) e de denúncia do não cumprimento das medidas de segurança sanitária e casos de contaminação pelo coronavírus ao Ministério Público do Estado, promotorias locais de saúde, de educação, de direitos humanos e da criança e do adolescente e ao comitê de biossegurança das escolas.

A assembleia recomenda a realização de atos em frente aos Núcleos Regionais de Educação, escolas, secretarias municipais de saúde e Ministério Público, uso de carro de som e de outdoors para conscientizar as comunidades para o retorno das aulas presenciais somente quando houver segurança. A ação sobre a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná pela suspensão das aulas será intensificada, questionando o ofício circular que decretou lockdown nas Secretarias de Estado e excluiu as escolas estaduais.

A luta pela Vida empreendida pela APP-Sindicato é ampla e a assembleia reforçou a continuidade das reuniões com prefeitos, secretarias municipais de saúde e Câmaras Municipais pela suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais. O contato com a imprensa local deve fazer parte dessa luta, para divulgar a posição dos profissionais da Educação sobre o retorno das aulas presenciais. A APP-Sindicato recomenda aos profissionais da Educação fazer atas notariais sobre falta de EPIs ou equipamentos sem condições adequadas de uso. 

Fora do tema Greve pela Vida, a assembleia aprovou a participação nas etapas municipais e regionais da Conferência Estadual Popular de Educação e a realização de seminários sobre a Reforma Administrativa, com ações junto aos parlamentares federais pelo voto contrário à PEC 32. Também foram aprovadas as indicações dos(as) representantes junto ao Conselho Estadual de Alimentação Escolar e ao Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. Na assembleia ordinária, realizada em seguida, foram aprovados os Balanços Financeiro e Patrimonial Gerais de 2020, o Relatório Geral de Atividades Políticas e Sindicais de 2020 e o Plano Anual de Aplicação Orçamentária para 2021.