Audiência pública debaterá a implantação do piso da enfermagem
Evento será realizado na terça-feira (20) às 19h na Assembleia Legislativa
Publicado: 15 Junho, 2023 - 11h18 | Última modificação: 16 Junho, 2023 - 09h19
Escrito por: CUT-PR
Na próxima terça-feira (20), às 19h, será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná a Audiência Pública "Implementação e Fiscalização da Lei do Piso da Enfermagem". O debate é promovido por uma série de sindicatos da área da saúde em parceria com os mandatos do vereador Angelo Vanhoni e do deputado estadual Renato Freitas.
“Precisamos fazer deste momento um ato de pressão, de mobilização, para que o Piso Nacional da Enfermagem seja efetivado em todas as instâncias. É muito importante a participação de todos e todas para continuarmos pressionando, inclusive nas redes sociais, para que seja votado pelo STF de forma favorável ao nosso piso, para todos”, destaca a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Curitiba (Sindesc), Isabel Cristina Gonçalves.
“Depois de muito anos de luta estamos na reta final para implantação do piso. Precisamos de organização e vontade política, tanto no município quanto no estado e até em nível nacional. Sabemos que os profissionais da enfermagem estão ansiosos pelo piso nacional. A câmara de Vereadores e o Sismuc também estão solicitando esclarecimentos da secretaria municipal de saúde sobre o tema. É uma conquista da enfermagem do Brasil", completa o coordenador do setor LGBTQIA+ do Sismuc, Ronaldo Madeira.
“A enfermagem está brigando pelo piso salarial da categoria há décadas. Agora que esse pleito virou realidade, que a lei foi aprovada e sancionada - que era o mais difícil de se conseguir - não vamos nos dar por vencidos até que o valor apareça em nossos contracheques”, destaca a presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Simec), Raquel Padilha.
Ainda segundo ela, é preciso pressionar a prefeitura por um posicionamento efetivo. “Depois de tanta luta na esfera federal para conquistar um salário digno, continuamos sem receber os valores a que temos direito e não há nenhum posicionamento da Prefeitura Municipal de Curitiba a respeito, o que vemos se repetir com os colegas de vários outros municípios do Estado. É uma maneira de os órgãos fiscalizadores, junto com os trabalhadores e a sociedade se mobilizarem para garantir a imediata e correta implantação do piso em todo o Paraná.
Para dar ainda mais força ao movimento localmente, solicitamos uma audiência pública com o mesmo objetivo e padrão da estadual na Câmara de Vereadores de Curitiba. Para essa, ainda não há data definida”, completou.
Serviço: Audiência Pública - "Implementação e Fiscalização da Lei do Piso da Enfermagem".
Data: Terça-feira, 20 de junho
Horário: 19h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, Pça Nossa Senhora de Salete, s/n. Curitiba-PR.