• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Bancários conscientizam população sobre a pandemia de Covid-19

Anúncios em rádios e outdoors em Curitiba e região solicitam que clientes e usuários do sistema financeiro evitem ir às agências bancárias

Publicado: 05 Abril, 2021 - 10h06

Escrito por: SEEB Curitiba

SEEB Curitiba
notice

Diante da situação caótica da pandemia de Covid-19 em todo o Brasil, que se estendeu durante todo o mês de março e ainda não deu sinais de reversão, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região tem realizado diversas ações de conscientização da população. 

Nesta semana, a entidade fez anúncios em rádios – Band News, Banda B e Uni FM – solicitando a clientes e usuários do sistema financeiro que não compareçam às agências bancárias sem necessidade. Outdoors também foram colocados em Curitiba e região, alertando sobre o alto risco de transmissão do Coronavírus nas agências bancárias. Vale lembrar que as agências são locais fechados, sem janelas que permitam a circulação do ar e com ar-condicionados.

“Todas essas ações têm como objetivo principal preservar a saúde e a vida! Já perdemos mais de 317 mil vidas. Os leitos continuam 100% ocupados. É urgente a conscientização da população sobre a importância de não expor suas vidas e a dos trabalhadores que continuam realizando, por força da lei, as atividades consideradas essenciais”, justifica o presidente do Sindicato, Antônio Fermino. “Não estamos medindo esforços! Enquanto um Sindicato cidadão, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para combater a pandemia com a responsabilidade que a situação exige”, conclui.

Bancários e financiários em risco


Bancários e financiários estão realizando atendimento presencial de forma ininterrupta desde o início da pandemia. A categoria tornou-se uma das mais expostas à Covid-19. Em uma consulta realizada pelo Sindicato, 17,5% dos trabalhadores que responderam o questionário informaram já terem sido infectados pelo novo Coronavírus (até o momento, 12,7 milhões de brasileiros testaram positivo, o que representa 6% da população nacional). 

Para o Sindicato, somente a vacina para todos será capaz de acabar com a pandemia da Covid-19 e com as mortes em decorrência da doença. Por isso, a entidade também tem realizado diversas ações para pressionar o poder público a agilizar a vacinação para todos, além de solicitar que bancários e financiários sejam incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Sindicato faz abaixo-assinado por vacinação prioritária

Uma vez que a atividade financeira é considerada essencial pelo Decreto nº 10.329, de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, e, por isso, bancários e financiários seguem prestando atendimento ininterrupto à população desde o início da pandemia da Covid-19; e também diante das várias respostas das Prefeituras e do Governo do Estado do Paraná ao ofício que solicitou prioridade na vacinação das categorias – todas elas justificando que a imunização depende do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, do Governo Federal –, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região está realizando um abaixo-assinado pela inclusão de bancários e financiários como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19.

Clique aqui para assinar o abaixo-assinado.