Bancários de Curitiba realizam ato por saúde em primeiro lugar

Mobilização aconteceu na Rua XV de Novembro com a Rua Monsenhor Celso, no centro da capital paranaense

Publicado: 02 Agosto, 2024 - 08h35 | Última modificação: 05 Agosto, 2024 - 08h34

Escrito por: SEEB Curitiba

Joka Madruga / SEEB Curitiba

Integrando o Dia Nacional de Luta da Campanha Nacional dos Bancários 2024, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região realizou um ato na manhã desta quinta-feira, 01 de agosto, no encontro da Rua XV de Novembro com Monsenhor Celso, no Centro da capital. O foco principal da mobilização foi a luta por menos metas e mais saúde para a categoria, em resposta à afirmação feita pelos representantes dos bancos na mesa de negociação, de que não existem dados suficientes que comprovem que os casos de adoecimento mental estão ligados à atividade de trabalho.

Clique aqui e saiba mais sobre os dados de saúde da categoria

“A saúde do bancário é prioridade zero para os banqueiros! Mesmo o Comando Nacional tendo apresentado os dados da Consulta Nacional, respondida por mais de 47 mil trabalhadores, os representantes da Fenaban continuam negando a relação entre as metas e o adoecimento”, destacou a secretária de Saúde da Fetec-CUT-PR, Vanderleia de Paula, que acompanhou a reunião de negociação sobre Saúde. “A ganância dos banqueiros está destruindo a saúde dos bancários e nós não podemos permitir que isso continue!”, completou.

“Ficou claro, em mesa de negociação, que os bancos não reconhecem o adoecimento da categoria como resultado direto do modelo de gestão e da imposição e cobrança das metas. Nós sabemos que os bancários e financiários estão submetidos à ganancia dos banqueiros”, afirmou a presidenta em exercício do Sindicato, Cristiane Zacarias. “Por isso, nosso Sindicato, juntamente com todo o movimento sindical, está frente da luta por mais dignidade, por mais condições de trabalho, por mais agências, por mais empregos e por mais saúde!”, concluiu.

“Todos sabemos que a saúde do trabalhador bancário nunca mereceu a menor atenção dos banqueiros. Não à toa casos de problemas de saúde física e mental são corriqueiros e reiterados. Lucro cada vez maior escorado na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores. Por este motivo estamos reforçando na Campanha Nacional a importância de ações efetivas que protejam a saúde da nossa categoria”, destacou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.

Locais de trabalho

Após o ato no Centro de Curitiba, os dirigentes sindicais visitaram diversas agências bancárias do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander em vários bairros da cidade. O objetivo foi dialogar com os trabalhadores sobre o andamento da Campanha Nacional 2024 e entregar um material específico com os dados de saúde e adoecimento da categoria.