Bancários elegem delegação do Paraná para Conferência Nacional
Encontro estadual teve debates sobre conjuntura e pautas específicas da categoria
Publicado: 06 Maio, 2024 - 11h02 | Última modificação: 06 Maio, 2024 - 12h59
Escrito por: CUT-PR

Terminou neste domingo (5) a 26ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná. Com o tema “Quem luta junto conquista mais” o evento, realizado em Londrina, integra o calendário preparatório para Campanha Nacional da categoria deste ano e teve a participação de 175 delegadas e delegados de todo o Paraná.
“Debatemos temas importantes, analisamos a conjuntura e avançamos na construção da minuta de reivindicações da nossa categoria. Não tenho dúvida alguma que a campanha terá como uma das marcas a unidade das bancárias e bancários em busca de melhores condições de trabalho”, relata o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, que também é trabalhador bancário. Durante a conferência também foi debatido o tema da violência política e foi reiterado o pedido de justiça por Marcelo Arruda, sindicalista assasssinado em 2022 durante as eleições.

O presidente da Fetec-CUT-PR, Deonísio Schmidt, conclamou toda a categoria à mobilização durante o encerramento da conferência. “Hoje, nós elegemos uma delegação muito representativa, que vai levar nossas propostas e argumentos para a Conferência Nacional. Saímos daqui com muitas propostas, que visam manter nossa construção histórica de direitos e conquistas, materializada na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”, afirmou.
“Precisamos dialogar com os trabalhadores bancários para que ele entendam a importância de que nenhuma vírgula seja retirada do nosso acordo. Ao contrário, que tenhamos a ampliação das nossas conquistas e direitos, para que continuemos sendo uma das categorias mais organizadas do País e referência para a classe trabalhadora!”, completou.
A Fetec-CUT-PR ainda realizou, como evento preparatório, um encontro jurídico da entidade, também em Londrina. “Com a judicialização imposta pelos bancos em todas as nossas atividades de pressão é importantíssimo que todos saibam os caminhos necessários para enfrentar os patrões, inclusive nos tribunais se for necessário”, completou o presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller.
Outro ponto que recebeu destaque na Conferência Estadual dos Bancários foi a igualdade de oportunidades, que recebe uma mesa específica para avançar nos debates relativos ao tema. A secretária da mulher trabalhadora da CUT Paraná, Eunice Miyamoto, participou da mesa. "Foi uma conversa fundamental pela abrangência e também desafios. Tivemos na Conferência a participação de 42% das Mulheres, reforçando a luta pela paridade e buscando a ampliação das políticas públicas para garantir a igualdade. Por exemplo, temos um grande desafio na categoria que é o retorno da gestante da licença maternidade. É preciso garantir sua estabilidade e seus direitos. Quem luta junto, conquista mais", destacou Eunice, lembrando ainda que 42% da plenária era formada por mulheres.

Confira a delegação eleita do estado para a 26ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 07, 08 e 09 de junho, em São Paulo:
Ademir Vidolin
Alessandro Greco
Alex Aparecido de Almeida
Ana Maria Fidelis Marques
Anderson Rogerio de Barros
Antonio Luiz Fermino (nato)
Carlos Alberto Kanak
Carmen Luicia Kramar
Cristiane Paula Zacarias
Daniele Ruza
Danielle Bitencourt Azevedo
Deonisio Wenceslau Shmidt (nato)
Elisandra Tibes Xavier Pereira da Costa
Ericka Gabriely Rayane Dias
Eunice Tieko Miyamoto
Evandro Alves Dolinski
Ewerton Luis Lopes
Fernando Augusto Comasseto
Flavia Camargo Ribas
João Paulo Pierozan
Junior Cesar Dias
Katlin Salles
Laurito Porto de Lira Filho
Lilian da Cassia Graboski
Lucimara Carnietto Ferreira Alberini
Nivalda Sguissardi
Patricia Carbonal da Cruz
Paulo Ricardo Garcia Silvestre
Samanta Almeida Pereira
Sandro Zanona
Sara Diene Alves Mazuchini da Cruz
Tania Dalmau Leyva
Tathyana Szmidziuk
Vanderleia de Paula
Vandira Martins de Oliveira
Vanessa Cristina Silva de Almeida
Wendrel Minare