MENU

Chapa 1 vence eleição da APP-Sindicato que representa os professores do Paraná

Com 84,24% dos votos, o grupo CUTista encabeçado pela professora Walkíria Mazeto é reconduzido à presidência da entidade

Publicado: 26 Setembro, 2025 - 09h28 | Última modificação: 26 Setembro, 2025 - 10h30

Escrito por: CUT-PR

Reprodução
notice

A Chapa 1 – “APP Sempre na Luta” foi eleita com 84,24% dos votos. O grupo CUTistas encabeçado pela professora Walkiria Mazeto foi o escolhido pela categoria na eleição realizada entre os dias 23 e 25 de setembro em todo o Paraná. Foram milhares de professoras, professores, funcionárias e funcionários de escolas envolvidos no processo eleitoral ao longo destes dias.

“Quero agradecer a todos e todas que se empenharam e votaram na Chapa 1, tanto para a Direção Estadual quanto para a diretoria dos nossos núcleos sindicais. Quero também celebrar com cada professor e funcionário de escola o resultado desta votação, porque ela demonstra o reconhecimento do trabalho que realizamos em todo o estado nestes quatro anos, ouvindo e organizando a categoria”, disse a presidenta Walkiria após a proclamação dos resultados.

O presidente da CUT Paraná, Marcio Kieller, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela APP-Sindicato combate às políticas de desmonte implantadas por Ratinho Jr. “A Chapa 1 – “APP Sempre na Luta” ganhou as eleições e continua trilhando o caminho das conquistas e dos enfrentamentos contra esse governador que promove o desmonte em todas as áreas. Ratinho entrega, privatiza e desmonta a educação. Nós precisamos ter sindicatos fortes para poder se opor a essa política de desmonte”, destacou.

O processo eleitoral foi marcado pela participação expressiva da categoria e também pela adoção de mecanismos de transparência, acessibilidade e segurança no processo eleitoral. “É uma grande satisfação perceber que a categoria continua engajada na participação da vida sindical e que atendeu ao chamado para participar das eleições. Da mesma forma observar que o processo eleitoral ocorreu de forma transparente e sem grandes dificuldade, proporcionando acessibilidade para todas as trabalhadoras e trabalhadores da educação pública do Paraná. Assim é que se vê, a força da APP”, completou o secretário de comunicação da APP-Sindicato e da CUT Paraná, Daniel Matoso.

Para o Conselho Fiscal, a votação referendou a composição inscrita pela Chapa 1, única concorrente para conduzir essa instância da instituição.

Além disso, como a entidade abrange os 399 municípios do Paraná, foram registradas aproximadamente 200 candidaturas a Representante de Município, cujos eleitos representam a APP em suas cidades.

Diretorias regionais
Além da escolha da direção estadual, a eleição também definiu as direções dos núcleos regionais da APP em diversas regiões do Paraná.

Também não houve disputa em 25 dos 29 núcleos sindicais, onde a Chapa 1 foi a única inscrita. Somente Em 4 núcleos teve "bate-chapas", Confira:

No Núcleo Sindical Curitiba Metropolitana Sul, a Chapa 1: APP Sempre na Luta em Defesa da Escola Pública obteve 1.082 votos (71,28%), contra 436 votos (28,72%) da Chapa 2: APP no Chão da Escola: lutar para viver. Em branco e nulo somaram 27.

No Núcleo Sindical Curitiba Norte, a Chapa 1: APP Sempre na Luta em Defesa da Escola Pública obteve 1.102 votos (60,62%), contra 716 votos (39,38%) da Chapa 2: APP no Chão da Escola: Lutar para Viver. Em branco e nulo somaram 28.

Já no Núcleo Sindical Ivaiporã, a Chapa 11: APP Forte de Luta obteve 631 votos (68,44%), contra 291 votos (31,56%) da Chapa 10: Independência, Luta e Resistência. Em branco e nulo somaram 8 votos.

No Núcleo Sindical Londrina, a Chapa 4: Unida na Luta obteve 1.432 votos (63,33%), contra 829 (36,67%) da Chapa 10: Renovar e Resistir. Em branco e nulo somaram 43 votos.

Nos núcleos sindicais Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Cambará, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba Metropolitana Norte, Curitiba Sul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Mandaguari, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória, venceu a Chapa 1, única inscrita.